Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/02/2005 - 23h27

"Menina de Ouro" é favorito na 77ª edição do Oscar

Publicidade

da Folha Online

Acontece neste domingo a 77ª edição do Oscar, no teatro Kodak, em Los Angeles. Pela primeira vez o comediante Chris Rock será o mestre de cerimônias da festa, papel ocupado por Billy Crystal, Whoopi Goldberg e Steve Martin nos últimos anos.

Na categoria melhor filme, a disputa está acirradíssima. Além dos biográficos "O Aviador", "Em Busca da Terra do Nunca" e "Ray", "Menina de Ouro" tem sido aclamado por quem entende como uma grande revelação deste ano. Já o longa "Sideways - Entre Umas e Outras" não tem ganho tanto destaque.

Para a maioria dos especialistas, "Menina de Ouro" deverá superar o "O Aviador", que tem 11 indicações ao prêmio. Segundo os críticos, a história de uma mulher determinada a se tornar lutadora de boxe profissional é mais comovente que o filme estrelado por Leonardo DiCaprio, que narra a história do excêntrico milionário Howard Hughes.

As casas de apostas de Los Angeles confirmam parte da opinião dos intelectuais e estão dando como certas as vitórias de Jamie Foxx e Hilary Swank, como os melhores atores, e "Menina de Ouro", como melhor filme.

Tudo indica que a estatueta de melhor diretor deverá ficar com Clint Eastwood, apesar da forte concorrência com Martin Scorsese.

Segundo o crítico Tom O'Neil, conhecido como o guru dos premiados do cinema, Clint Eastwood tem 74 anos e ainda continua fazendo bons e importantes filmes.

"Esta é uma mensagem importante para os 5.800 membros da Academia, que em sua maioria ultrapassam os 70 anos. Além disso, Martin Scorsese é um nova-iorquino, enquanto Clint Eastwood é um deles", disse.

Transmissão

A entrega do Oscar será exibida pela Rede Globo, neste domingo, após o "Big Brother Brasil 5". Além da Globo, o canal pago TNT também vai transmitir a premiação, com comentários do colunista de cinema Rubens Ewald Filho.

Há cinco anos a festa vinha sendo exibida pelo SBT. Mas a emissora carioca fechou um contrato de exclusividade com a ABC Disney, detentora dos diretos de exibição da festa para a América Latina.

Durante a programação serão exibidos flashes ao vivo com os preparativos na 77ª edição da cerimônia.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página