Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2005 - 08h53

De parente é serpente para um sonho na "América"

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online

Depois de acompanhar a trágica história da nordestina Maria do Carmo em "Senhora do Destino", a nova novela das oito, "América", que estréia nesta segunda, promete falar da vida dos imigrantes ilegais que não poupam esforços para entrar nos Estados Unidos em busca de uma vida melhor.

Como a obra de Aguinaldo Silva marcou a história da TV por ser o folhetim mais visto até agora --com média de 49 pontos de audiência-, a sua substituta terá uma tarefa difícil pela frente: manter esses pontos e ainda tentar superá-los.

Como Glória Perez está acostumada a emplacar sucessos --seu último trabalho em "O Clone" (2001) deu média de 43 pontos somente em seus primeiros oito capítulos, é bem possível que ela tire de letra toda essa expectativa.

A polêmica já começou depois das ofensas que ela recebeu no orkut de um grupo que se dizia defensor de animais por abordar os rodeios. O caso já está na polícia, inclusive com a identificação dos agressores.

Com 60 personagens, "América" promete narrar as trajetórias de grandes sonhadores. Dando vida ao casal de protagonistas Sol e Tião estão os atores Deborah Secco e Murilo Benício. Ela vive uma carioca nascida em Vila Isabel, na zona norte do Rio, que sonha em largar o seu trabalho no Brasil como depiladora e cabeleireira para tentar a sorte em Miami.

Já Benício é um peão que participa dos rodeios para juntar dinheiro para comprar a sua própria fazenda. Os dois se encontram em uma festa de rodeio no momento em que Sol planeja sair do país.

Diferentemente na trama de Aguinaldo Silva, cujo cenário principal foi a Vila de São Miguel, o folhetim de Gloria Perez não poderá chatear o telespectador por apresentar sempre a mesma paisagem. Isso porque a obra se passa em locais bem distintos: cidade grande e campo.

Para tanto, a Globo não poupou "esforços". Além dos estúdios da emissora no Rio, foram feitas filmagens em Barretos, no interior de São Paulo, e nos Estados Unidos, na fronteira do México com o Texas. A viagem internacional, por exemplo, não saiu por menos de R$ 1 milhão.

O que esperar...

Além do romance central, a história, dirigida por Jayme Monjardim, promete uma série de tramas paralelas polêmicas. Uma delas é o personagem Júnior, interpretado por Bruno Gagliasso, que sonha em ser maquiador e estilista enquanto sua mãe quer que ele assuma o lugar do pai, um rico fazendeiro. Assim como em "Senhora do Destino", Glória Perez também vai tratar da opção sexual das pessoas, no caso Jr. é homossexual.

Já para falar da crise da meia idade, Perez convocou o ator Edson Celulari, que vive um rico empresário que se apaixona por uma adolescente. Sua mulher, a atriz Christiane Torloni, sofre de depressão e é cleptomaníaca.

Perez também desvendará o cotidiano de um deficiente visual que será vivido pelo ator Marcos Frota. E o lado comédia estará inusitadamente representado pela bela Juliana Paes, uma beata sem religião definida que vive dando lição de moral nas pessoas, mas acaba seduzindo os homens pelo excesso de recato.

A novela tem um elenco especial que inclui, entre outros, Claudia Jimenez, Eva Todor, Matheus Nachtergaile e José Dumont.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página