Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2005 - 16h22

Metropolitan adquire uma das mais importantes coleções de fotografia

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O Metropolitan Museum de Nova York anunciou nesta quinta-feira a aquisição de uma das coleções de fotografias particulares mais importantes do mundo, a da empresa de papel americana Gilman, integrada por milhares de peças datadas das origens da fotografia.

O conjunto, que reúne 8.500 instantâneos principalmente do período 1839-1939, contribuiu para "fixar as normas histórias da fotografia", explicou o Metropolitan, que desta forma se torna uma das principais instituições nesta área.

A coleção compreende, sobretudo, obras-primas da fotografia americana, francesa e britânica, feitas por autores como Nadar, Gustave Le Gray, Roger Fenton, Julia Margaret Cameron, Edward Steichen, Man Ray, Jacques-Henri Lartigue, Alfred Stieglitz, Brassaï, Robert Frank e Henri Cartier-Bresson.

"Esta aquisição --de longe a mais importante que o museu fez no campo da fotografia e uma das mais importantes em todas as áreas-- dará aos nossos visitantes a oportunidade de estudar e apreciar a inovação visual, as qualidades expressivas e a simples beleza da fotografia em seu mais alto nível", disse o diretor do museu, Philippe de Montebello.

O valor da transação não foi informado, embora se saiba que a Fundação Gilman doou uma parte da coleção para o museu.

Howard Gilman, magnata da indústria do papel, passou 20 anos, até sua morte em 1998, reunindo estas fotografias.

Uma primeira seleção destas peças será exposta no Met a partir de 17 de abril.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página