Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2005 - 09h40

"Sítio" volta em formato de novela

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
Colaboração para a Folha de S. Paulo, no Rio de Janeiro

Os tempos não são mais os mesmos para Dona Benta. A partir do dia 4 de abril, o "Sítio do Picapau Amarelo" terá novos rumos e será exibido em formato de novela, transportando os personagens criados por Monteiro Lobato para o cenário da vida real contemporânea.

Com a inclusão de novos personagens, é a primeira vez que a tradição de passar literalmente as histórias dos livros de Monteiro Lobato para a tela da TV é quebrada. Assim, a boneca de pano Emília ganha uma irmã, a boneca industrializada Patty Pop, com quem vai rivalizar; Pedrinho vai sofrer com a separação dos pais e Tia Anastácia, na terceira idade, vai à escola.

Temas atuais como esses tomarão conta do programa, que terá 180 capítulos --durante todo o ano-- e diferentes núcleos de personagens. "Não vamos fazer nada novo, pois o vanguardista da história é o próprio Monteiro Lobato, que foi um homem à frente do seu tempo. Vamos falar de temas atuais porque é uma forma de mostrarmos um pouco da realidade", disse a diretora-geral do programa, Cininha de Paula, 48.

A direção do programa garante, no entanto, que os novos personagens terão ligação com a literatura lobatiana. A decisão de transportar os personagens para o tempo real foi do diretor-geral da CGP (Central Globo de Produção), Mário Lúcio Vaz, e consenso entre os roteiristas --Duca Rachid, Alessandro Marson e Júlio Fischer. "Não é que o 'Sítio' cresceu, mas se tornou outra coisa, guardando sempre o espírito de Monteiro Lobato. Depois de quatro anos no ar, estava na hora de mudar porque as crianças mudaram e são muito antenadas", afirma a diretora.

Novo formato

Desde o ano passado, o programa ensaiava uma mudança no formato. De episódios diários, passou a ser dividido em temporadas mensais, por capítulos, o que agradou o público, segundo Cininha de Paula.

Como "Malhação", o produto teen da Globo, "Sítio" volta das férias com a proposta de ser uma novela infantil. "As crianças assistem às novelas, inclusive às novelas das oito. Por que não podemos fazer uma novela para falar do universo infantil?", questiona Cininha, mãe de dois filhos adultos, a atriz Maria Maya, 23, e o designer Enrico, 26.

O novo "Sítio" falará também de eleições, vaidade, alfabetização de adultos e separação, entre outros temas, todos relacionados à família e ao dia-a-dia da sociedade. "Só não vamos falar de violência, pois o sítio é aquele lugar onde podemos dormir de porta aberta, num resgate do romantismo e da cidade do interior", diz.

Universo paralelo

Como na música de Gilberto Gil para o "Sítio", o "universo paralelo" ganhará tramas atuais, envolvendo as lendas brasileiras da Cuca, Saci-Pererê e Yara. Há ainda uma história de amor, entre João da Luz (Henrique Ramiro) e Cléo (Karen Marinho), que passará por dramas parecidos com os da dramaturgia adulta.

O novo núcleo tem oito novos personagens fixos, mas ainda estão previstas a participação de outros sete atores no decorrer da trama, além dos 20 papéis que existem atualmente no seriado. Na nova temporada, o "Sítio do Pica-Pau Amarelo" começa logo após o "Mais Você", de Ana Maria Braga.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página