Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/04/2005 - 17h33

Chico Buarque se consagra como escritor na Europa e nos EUA

Publicidade

da Folha Online

José Costa (ou Zsoze Kósta), o narrador de "Budapeste", terceiro livro do cantor, compositor e escritor Chico Buarque, está ficando popular.

Depois de alcançar a marca de 210 mil exemplares e levar para casa o Prêmio Jabuti na categoria ficção, o livro concorre agora ao Prêmio de Melhor Livro Estrangeiro de Ficção, na Inglaterra.

A premiação, uma espécie de Oscar britânico da literatura, é concedido pelo jornal "The Independent" e pelo English Council Of Arts. Buarque concorreu com o moçambicano Mia Couto e o português José Saramago, e ficou entre os seis finalistas. O resultado sai no final deste mês.

E mais: a boa repercussão da obra tem feito o compositor viajar. No próximo dia 16, ele se reúne com Paul Auster para uma palestra na Biblioteca Pública de Nova Iorque (EUA), onde acontece o festival de literatura estrangeira Pen World Voices, que reúne escritores do mundo todo.

Mas os compromissos não se resumem à América do Norte. Em maio, ele desembarca na Espanha para o lançamento do mesmo livro. Depois segue para o festival de Montpellier, na França, onde entrega, no dia 20, o prêmio ao autor da melhor resenha crítica de "Budapeste", selecionada em concurso organizado pelo jornal "Le Monde".

"Budapeste" despertou o interesse de editoras de 18 países, entre eles, Holanda, Noruega, Alemanha, Japão, Israel, Turquia e Suécia. Somente em Portugal foram vendidas mais de 13 mil unidades de um total de quatro edições.

Na França e na Itália, uma terceira tiragem já está nas livrarias sendo vendida a uma média de 600 exemplares por semana.

No livro, o terceiro de Chico Buarque, o narrador José Costa (ou Zsoze Kósta) é um "ghost-writer" encarregado de redigir discursos, artigos, romances e poemas para personalidades políticas e culturais, que se muda para Budapeste e se envolve em um romance tumultuado com duas mulheres.

Leia mais
  • Erramos: Chico Buarque se consagra como escritor na Europa e nos EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Chico Buarque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página