Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2005 - 15h24

Charles e Camilla: uma união fortalecida pelo tempo e por gostos em comum

Publicidade

da France Presse, em Londres

O príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles, ambos quase sessentões, partilham laços profundos que sobreviveram ao tempo. Eles viveram juntos por alguns anos, têm gostos semelhantes e talvez acima de tudo, segundo especialistas na realeza, o príncipe inseguro encontre em sua noiva uma ouvinte companheira.

Ambos amam jardinagem, pesca, caça à raposa e cães, segundo suas respectivas biografias. E o príncipe Charles, de 56 anos, iniciou sua amante, Camilla, de 57, em seu hobby favorito de pintar aquarelas, o que o casal costuma fazer junto. Solidificado por esses laços comuns, seu relacionamento se fortaleceu.

A prova é que Camilla sobreviveu à reprovação dos conselheiros do Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha em Londres, e à oposição pública, para finalmente se casar com seu príncipe, no sábado.

"Ela o protege, cuida dele, se preocupa com ele, se inquieta por ele, o apóia, o encoraja, dá a ele alguma confiança", explica Penny Junor, autora de uma biografia sobre o príncipe, intitulada "Charles: Victim or Villain?" (Charles: vítima ou vilão?).

"Ele sempre foi carente de confiança desde sua infância. Ela (Camilla) é sua mãe, amante, melhor amiga e confidente", acrescenta.

Eles partilham o mesmo senso de amor mundano, contam piadas sujas, fazem vozes tolas e imitam pessoas, explica a jornalista, que conhece Charles e sua família.

Vendo um ao outro de tempos em tempos, em total discrição desde que Charles se separou da princesa Diana, em 1992, "Fred" e "Gladys", como se chamavam entre si, foram, lentamente fazendo os arranjos para viver juntos.

Eles aguardaram até 1999 para serem fotografados em público, beijando-se do lado de fora de uma recepção no Hotel Ritz, em Londres.

Quando em 2003, o príncipe fez uma custosa reforma na Clarence House, sua residência em Londres, ele construiu uma suíte para Camilla.

Ela, por sua vez, decorou Birkhall, sua residência na Escócia, que teria transformado em uma informal casa de campo, sem móveis luxuosos e muitas botas de borracha na entrada, segundo pessoas próximas.

A jornalista vai mais longe e afirma que apesar de Camilla não ter tido um papel público, acompanhando o seu príncipe durante viagens oficiais, "as pessoas que foram convidadas para jantar sempre achavam que a sra. Parker Bowles estava lá, como anfitriã".

Camilla sempre evitou as várias casas de Charles na presença de seus filhos, William e Harry, que segundo a jornalista tem "sentimentos muito confusos" a respeito dela.

"Eles gostam do efeito que ela causa em seu pai, ela o faz feliz. Ele é muito melhor quando está feliz, mais carinhoso, menos sério", revela.

"Mas eles sabem o que a mãe deles dizia sobre Camilla, eles sabem que ela pensava que Camilla era responsável pelo fracasso do casamento com Charles", destaca.

Segundo a jornalista, Camilla "é sensível ao passado. Ela age como amiga, não como madrasta, ela não tenta ter autoridade sobre eles".

A mulher que fisgou o coração do herdeiro do trono há mais de três décadas, no entanto, não tem boas relações com sua futura sogra, a rainha Elizabeth 2ª.

Ela via a rainha com freqüência quando era esposa de Andrew Parker-Bowles, mas desde que está vivendo com Charles, só a viu em duas ou três ocasiões e esses encontros nunca foram cordiais, explica Junor.

Depois de sábado, sua vida irá mudar. "Como namorada, ela tinha as vantagens e privilégios de estar associada a Charles, sem qualquer responsabilidade, seu dinheiro, seus funcionários para cuidar dela, seus motoristas e carros para conduzi-la, as melhores mesas nos restaurantes", afirma a jornalista.

A partir de agora, a mulher que se sente mais confortável vestindo jeans do que um traje de noite terá que acompanhar o príncipe em eventos oficiais e se tornará alvo da mídia e do público.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o casamento do príncipe Charles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página