Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2005 - 08h40

Pinacoteca comemora 100 anos com mostra de artista britânico

Publicidade

GUSTAVO FIORATTI
do Guia da Folha

A longa espera no Brasil por uma mostra de Henry Moore (1898-1986), um dos britânicos fundamentais do movimento modernista europeu e principal influência de mestres brasileiros como Brecheret, será compensada com uma retrospectiva que ocupa o primeiro andar da Pinacoteca do Estado, com abertura na próxima terça, dia 12.

Desde 1953, quando esteve presente na Bienal de São Paulo, o escultor não participava de uma exposição no país. Com 117 esculturas, 72 desenhos e 50 gravuras, esta pode ser considerada a maior mostra de Moore realizada fora da Europa, fazendo jus ao primeiro evento que comemora os cem anos da Pinacoteca do Estado.

A trajetória de Moore, como reconstitui a exposição, começa nos anos 20, época dos primeiros estudos sobre o formato da cabeça humana, realizados principalmente em pedra. Já nesse início de carreira, quando o artista entra em contato com a arte pré-colombiana em mostras realizadas pelo British Museum, em Londres, a rejeição do classicismo cede lugar ao imaginário não-realista da arte mexicana em voga entre os europeus.

Pelas décadas seguintes, Moore vai delineando uma inclinação ao abstracionismo e passa a usar o bronze em maior escala. A maternidade, representada em muitos momentos da carreira do artista, chega a desaparecer durante a década de 40, quando ele atinge o ápice de seu flerte com a abstração.

A exposição compreende a produção de Moore até os anos 80, e se encerra com uma série pitoresca de ossos, conchas, pedaços de madeira e outros objetos colecionados pelo artista, além da exibição de um documentário realizado pela TV Cultura.

Pinacoteca do Estado: pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, tel. 3229-9844. Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura 12/4. Até 12/6. Ingr.: R$ 4 (p/ estudantes: R$ 2, sáb.: grátis). Estac. grátis. Visitas monitoradas c/ agendamento.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Pinacoteca do Estado
  • Leia o que já foi publicado sobre o escultor Henry Moore
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página