Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2005 - 09h08

Charles e Camilla Parker-Bowles casam-se no civil em Windsor

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

O casamento civil do príncipe Charles e Camilla Parker-Bowles durou cerca de 25 minutos --a previsão divulgada ontem era de meia hora. O casal chegou ao Guildhall (uma espécie de cartório) de Windsor às 11h30 locais [8h30 de Brasília] e partiu pouco antes das 12h locais.

Os noivos acenaram às cerca de 15 mil pessoas que acompanhavam a entrada e saída do casal e do convidados. De acordo com a agência de notícias Associated Press, houve algumas vaias, mas elas foram abafadas pelos aplausos.

Os princípes Willian e Harry, filhos de Charles com a princesa Diana, foram recebidos com gritos pelo público que acompanhava a movimentação.

Segundo estimativas, nove milhões de britânicos assistirão à cerimônia religiosa pela TV, contra os 750 milhões de telespectadores que acompanharam em todo mundo o primeiro casamento de Charles, em 1981, com Diana Spencer.

As câmeras de televisão só poderão transmitir ao vivo a cerimônia religiosa --realizada após a união civil na capela de Saint George, no castelo de Windsor.

Pecados

Na bênção religiosa, os noivos recitarão um severo ato de penitência reconhecendo "pecados" e "maldades".

A oração foi retirada do Livro Comum de Orações de 1662 e é considerado o mais forte ato de contrição da religião anglicana, oficial no Reino Unido. O trecho, que será lido pelo casal em conjunto com os convidados, diz o seguinte: "Nós reconhecemos e lamentamos nossos múltiplos pecados e maldades, que nós, de tempos em tempos, pesarosamente cometemos, por pensamento, palavra e ação, contra a Divina Majestade, provocando muito justamente a ira e a indignação contra nós".

Charles e Camilla formaram o casal adúltero mais badalado do Reino Unido durante muitos anos. O príncipe de Gales, herdeiro do trono, se casou com a princesa Diana, venerada pelo público britânico, em 1981, mas, desde 1972, mantém um relacionamento intermitente com Camilla, que também era casada.

Camilla se divorciou de seu marido Andrew Parker-Bowles em 1995. Um ano depois, foi a vez de Charles seguir o mesmo caminho. A morte de Diana, em um acidente de carro, em 1997, no entanto, jogou um balde de água fria nos planos do príncipe e de Camilla de assumir o relacionamento.

Passados quase sete anos, os dois --que já vivem juntos-- conseguiram, finalmente, a aprovação da rainha Elizabeth 2ª, mãe de Charles, para se casarem.

A cerimônia estava marcada inicialmente para ontem, mas foi adiada por causa do funeral do papa João Paulo 2º.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais no especial Bodas na Realeza
  • Leia o que já foi publicado sobre o príncipe Charles
  • Leia o que já foi publicado sobre as bodas do príncipe Charles
  • Leia o que já foi publicado sobre Camilla Parker-Bowles
  • Leia o que já foi publicado sobre a família real britânica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página