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12/02/2009 - 18h04

Leia íntegra do bate-papo com Silvana Arantes sobre o Festival de Berlim

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da Folha Online

A jornalista Silvana Arantes, repórter do caderno Ilustrada e enviada especial da Folha a Berlim, participou nesta quinta-feira (12) de bate-papo sobre o 59º Festival Berlim, que termina no próximo sábado.

Participaram do bate-papo 100 pessoas.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com a jornalista Silvana Arantes sobre o 59º Festival de Cinema que termina no próximo sábado (14). Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:01:09) Silvana: Olá. Boa tarde!

(05:01:15) leleca fala para Silvana: oi, silvana! tudo bom? como está o clima por aí? quais os grandes destaques e as grandes decepçoes?

(05:02:57) Silvana: Oi, Leleca. A grande decepção foi "Mamooth", do Lukas Moodysson. Não tem sido um festival de grandes destaques na competição. O filme do Manoel de Oliveira, fora de competição, fez grande sucesso _de audiência e crítica.

(05:03:15) tuco fala para Silvana: li que o filme do gael foi o 1o a ser vaiado, mas nao entendi mto o pq. sabe me dizer?

(05:05:22) Silvana: Oi, Tuco. O filme do Gael é justamente o "Mamooth". O papel do Gael é o de um sujeito que desenvolve games de computador, casado com uma médica (Michelle Willians). Eles têm uma filha de oito anos, que é cuidada por uma babá filipina, cujos próprios filhos, por sua vez, ficam a cargo da avó, nas Filipinas. Vamos dizer que o filme não é lá muito sutil na maneira de mostrar como o mundo rico desconsidera o mundo pobre, e as crianças são as que mais sofrem com isso.

(05:05:27) Max Rushmore fala para Silvana: Boa tarde Silvana. Até que ponto vc acha que a atual crise econômica pode prejudicar as produções não tão comerciais, como boa parte da Européia?

(05:06:40) Silvana: Boa tarde, Max. A avaliação das pessoas que acompanharam mais de perto os negócios no Mercado de Filmes aqui é que as grandes produções, com o chamariz de estrelas de Hollywood, e os filmes de orçamento bem baixo vão resistir bem à crise. Os médios é que estão sofrendo para se viabilizar.

(05:06:54) joca fala para Silvana: "Quem Quer Ser um Milionário?" tem levado todos os premios do mundo! rsrs é a grande aposta pro oscar. vc viu? oq achou?

(05:07:53) Silvana: Oi, Joca. Infelizmente ainda não vi. Li críticas excelentes ao filme. Mas de qualquer forma vou ficar contente se "Milk" ganhar estatuetas. Acho-o um grande filme.

(05:07:58) Rosebud fala para Silvana: Boa tarde Silvana. Já tem um grande favorito ao urso de Ouro?

(05:10:26) Silvana: Olá, Rosebud (bom apelido!). Os favoritos da crítica (que divulga suas opiniões) e do júri muito raramente coincidem. Na cotação de críticos da "Screen" quem leva a melhor até agora é "London River", do Rachid Bouchareb. Acho até que há chances de o júri também gostar do filme. Ele se parece um pouco com o estilo da Isabel Coixet, sobretudo "A Vida Secreta das Palavras" e os dois protagonistas são pequenos agricultores. No júri deste ano está uma ativista da slow food. Mas eu, honestamente, não gosto do filme.

(05:10:39) Max Rushmore fala para Silvana: Pergunta meio clichê mas enfim, quais os diretores que vc gosta de assistir hoje em dia?

(05:11:15) Silvana: Todos os que fazem bons filmes, Max.

(05:11:27) cocota fala para Silvana: berlim é uma alternativa ao oscar?

(05:12:58) Silvana: Oi, Cocota. Acho que Berlim procura mostrar filmes que não se enquadram exatamente no perfil da produção norte-americana dominante. Mas não é um festival brigado com Hollywood. Sempre há filmes e estrelas americanos, embora eles tentem escalar em competições produções mais indenpendentes vindas dos EUA.

(05:13:29) luane_farias fala para Silvana: Olá,Silvana!Gostaria de saber que filme correspondeu a sua expectativa , e qual foi o que mais lhe decepcionou?

(05:15:18) Silvana: Luane, dos filmes da competição, o que mais gostei até agora foi o iraniano "About Elly". Ainda falta ser exibido o concorrente dirigido pelo Wajda. Decepção mesmo eu tive com o Lukas Moodysson, porque gosto de "Amigas de Colégio" e de "Bem-vindos", mas houve outros filmes ruins, como "Happy Tears", que, aliás, não é ruim, é uma bomba.

(05:15:44) Sóphos fala para Silvana: O q vc achou da opiniao do Boyle ao dizer q detestou a comparação de seu filme com o Cidade de Deus, do nosso Meireles?

(05:18:13) Silvana: Sóphos, no ano passado, aqui, a Madonna protagonizou a cena mais irreverente e divertida quando perguntaram a ela se ela havia pedido a opinião de outros cineastas para dirigir. Ela respondeu: "Não, porque opinião é como cu [desculpa a expressão, mas foi o que ela disse]. Todo mundo tem." Então, acho que o Boyle pode dizer o que quiser.

(05:18:26) Sóphos fala para Silvana: O q vc achou da opiniao do Boyle ao dizer q detestou a comparação de seu filme com o Cidade de Deus, do nosso Meireles?

(05:18:28) alemao fala para Silvana: silvana, há cada ano que passa, o cinema brasileiro está se expandido para festivais internacionais importantes e ate ganhado premios. na sua opinião, essa expansão do nosso cinema acarreta apenas conseqüências positivas?

(05:20:38) Silvana: Alemão, a vitrine dos grandes festivais certamente ajuda a impulsionar coproduções, por exemplo. Neste ano, várias foram acertadas aqui em Berlim. Não sei se você está se referindo a uma eventual tentação dos diretores para aderir à moda produzindo "filmes de festival", que seguem uma fórmula, ganham prêmios, mas nunca atingem o público. Se for isso, certamente é um efeito nocivo, mas não é culpa dos festivais. É engano do cineasta agir assim.

(05:20:49) eric fala para Silvana: VC ACHA QUE ESSE FESTIVAL FOI MAIS IMPRESSIONANTE DO QUE O OUTRO PASSADO?

(05:21:56) Silvana: Eric, de forma alguma! No ano passado, "Tropa de Elite" ganhou o Urso de Ouro, contrariando a maioria das opiniões da crítica. Difícil ser mais impressionante do que isso. E, neste ano, não há brasileiros competindo pelo prêmio principal.

(05:22:04) nando fala para Silvana: Olá,silvania qual filme vc daria oscar ?

(05:23:02) Silvana: Oi, Nando. Tenho que te dizer que vi poucos concorrentes. Mas acho que "Milk" está à altura de um Oscar.

(05:23:13) carola fala para Silvana: oi silvana, tudo bem? como foi a recepçaõ do público ao Garapa, do zé padilha? os comentários da imprensa internacional são positivos?

(05:24:37) Silvana: Oi, Carola. A sessão de "Garapa" atraiu muita gente, e o filme parece ter causado um grande impacto no público, que fez um denso silêncio no final e ficou para ouvir Padilha. Ainda não vi críticas publicadas, mas um crítico brasileiro que está aqui no festival disse que seus colegas, especialmente os alemães, acharam o filme brilhante.

(05:24:42) marcia fala para Silvana: o que vc tá achando da Tilda Swinton como presidente do júri dessa ediçaõ do festival? o que, afinal, faz o presidente do júri? ela tem poder de voto maior que o dos demais jurados?

(05:26:53) Silvana: Oi, Marcia. Estou achando ótimo. Ela me parece ser uma mulher com uma combinação muito justa de sensibilidade e personalidade. Todos os dias, ela está na primeira sessão da manhã _que começa às 9h. O presidente do júri em geral faz o papel do mediador e dá o voto de Minerva, se for o caso. Mas, como é da natureza da função e do perfil de quem a assume, um presidente de júri costuma ser muito persuasivo.

(05:27:01) Madson Hudson fala para Silvana: Silvana, o documentário sobre o presidente iraniano causou alguma impressão mais acalaroda, digamos assim, no Festival?

(05:28:02) Silvana: Madson, me desculpe mas, sinceramente, não sei te dizer. Além dos filmes da competição, consegui ver poucos títulos, e esse não é um deles.

(05:28:12) cocota fala para Silvana: acabei de ler ""Quem Quer Ser um Milionário?" possui semelhanças com "Cidade de Deus"". ja que vc nao assistiu ao "quem quer ser". me diga, qual a real influencia/impacto que cidade de deus teve no mundo? é o grande filme nacional? o mais reconhecido (especilamente dessa retomada)?

(05:29:42) Silvana: Cocota, o impacto de "Cidade de Deus" é gigantesco. É o filme brasileiro que todo mundo ou viu ou ouviu falar a respeito.

(05:29:45) maricotinha fala para Silvana: oi silvana, tudo bem? o que achou da declaração da michelle pfeiffer sobre os papéis voltados para mulheres mais velhas? e o que achou de chéri?

(05:39:32) Moderadora/UOL: Caro internauta, nossa convidada está com problemas de conexão. Em breve retomaremos o Bate-papo

(05:40:46) Silvana: Gente, desculpe a ausência temporária. Problemas de conexão...

(05:40:52) maricotinha fala para Silvana: oi silvana, tudo bem? o que achou da declaração da michelle pfeiffer sobre os papéis voltados para mulheres mais velhas? e o que achou de chéri?

(05:41:48) Silvana: Maricotinha, gostei muito de "Chéri". Sobre a Michelle Pfeiffer, acho que ela se saiu o melhor possível numa coletiva em que as perguntas beiraram o inaceitável.

(05:41:54) Max Rushmore fala para Silvana: Vc chegou a ver os curtas também? Caso afirmativo, o que achou de "Please Say Something" ?

(05:42:42) Silvana: Oi, Max. Infelizmente, não consegui ver os curtas. A lista dos longas em competição (e dos fora de competição que interessam muito) é longa. Até agora, vi 24 filmes.

(05:43:12) MARCELO fala para Silvana: Boa tarde Silvana! Quais são suas expectativas em relação ao futuro do cinema nacional daqui à alguns anos?

(05:43:43) Silvana: Boa tarde, Marcelo. Eu espero mais e melhores filmes brasileiros!

(05:43:43) maricotinha fala para Silvana: já que você falou da coletiva com perguntas inaceitáveis, queria que você comentasse o deslumbramento que alguns jornalistas têm qdo vão entrevistar grandes artistas. recentemente no Brasil uma reporter pediu pra tirar foto com o Tom Cruise, supertiete. isso acontece em grandes festivais também. quais perguntas quase inaceitáveis foram essas que você ouviu por ai?

(05:45:02) Silvana: Maricotinha, a tietagem acontece em todos os festivais. Te dou um exemplo de hoje de manhã de uma pergunta no mínimo descortês. Era de uma repórter para a Renée Zellweger: "Para compor esse personagem, você procurou conversar com mulheres loucas para encontrar um marido ou se inspirou em você mesma?"

(05:45:18) Rosebud fala para Silvana: O que vc chama de filmes médios?

(05:46:08) Silvana: Rosebud, desculpe se não me expressei bem. Eu me referia a filmes de orçamento médio. Nos padrões dos negócios aqui, acima de US$ 10 milhões e abaixo dos US$ 30 milhões, por aí.

(05:47:23) Sérgio fala para Silvana: O "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite" retratam bem as realidades do cotidiano brasileiro, mazelas e suas grandes diferenças (foram bem premiados, ambos). Há no cinema nacional outro caminho a ser percorrido senão esse, o de retratar as indoferenças?

(05:48:35) Silvana: oi, Sérgio. Acho que sim, e há bons exemplos de filmes que abordam outros aspectos da sociedade brasileira. Agora me ocorre "Desafinados", do Walter Lima Jr., e uma frase dele na época do lançamento do filme: "O Brasil não é só comunidade [de periferia]".

(05:48:46) gggg fala para Silvana: Quando você avalia um filme, o que mais pesa na sua avaliação a tecnologia envolvida(super-produção) ou o enredo?

(05:49:46) Silvana: Oi, gggg. Entre esses dois aspectos que você cita, prefiro o enredo.

(05:49:46) urso fala para Silvana: oq vc tem visto em berlim... da pra dizer que 2009 sera um bom ano para o cinema? como vc avalia?

(05:51:11) Silvana: olá, Urso. Tenho visto aqui todos os filmes da competição, as sessões dos dois longas brasileiros no Panorama, e alguns títulos em exibição especial. Daqui, tenho a impressão de que 2009 será um ano mediano. Mas se pensarmos no resultado de público do cinema brasileiro neste ano, por exemplo, minha expectativa é que será bem acima da média.

(05:51:17) Rosebud fala para Silvana: Parece que tem um filme peruano muito interessante, de uma diretora...pode ser um azarão?

(05:52:24) Silvana: oi, Rosebud. É "La Teta Asustada", da Claudia Llosa, que fez antes "Madeinusa". Passou hoje. Acho que há boas chances de que ele consiga algum prêmio. Não sei se você viu "Madeinusa" _são semelhantes.

(05:52:24) carola fala para Silvana: silvana, vc tem acompanhado o cinema asiático? algum filme dessa região se destaca no festival?

(05:53:15) Silvana: Carola, Chen Kaige está competindo, com um filme que ele considera gêmeo de "Adeus, Minha Concubina" e que eu achei muito bonito.

(05:53:16) sergio fala para Silvana: silvana, você acha que os festivais brasileiros, como gramado e o de brasília padessem de investimentos em marketing ou divulgação no nível de festivais estrangeiros, como cannes?

(05:54:13) Silvana: Não, Sergio. Acho que Gramado e Brasília se autodivulgam suficientemente. Obviamente, são uma caixa de ressonância menor que a dos festivais internacionais, porque se dão no âmbito da nossa produção, apenas.

(05:54:29) Rosebud fala para Silvana: Silvana, vc deve ter participado de várias coletivas com cineasta, atores, etc. Tem algum acontecimento interessante que vc gostaria de compartilhar conosco?

(05:55:54) Silvana: Rosebud, hoje vi uma cena muito inusitada. Terminada a coletiva de "My One and Only", que é um filme muito sedutor, o diretor Richard Locraine disse: "Não é meu hábito, mas agora eu é que quero fazer uma pergunta a vocês. Quem gostou do filme, por favor levante a mão!".

(05:55:54) Fernanda fala para Silvana: Silvana, quais são as prinicpais dificuldades e os aspectos mais interessantes da cobertura do Festival?

(05:57:13) Silvana: Fernanda, o aspecto mais interessante é a chance de ver os filmes que acabam de ficar prontos. A dificuldade é lidar bem com a intensidade de um festival _são muitos filmes, muitas entrevistas e muito pouco tempo para escrever.

(05:57:23) renato fala para Silvana: às vezes tenho a impressão de que os festivais de cinema são voltados apenas aos críticos e aos pseudo-intelectuais que falam maravilhas sobre filmes que ninguém vai ver. minha impressão está errada? os filmes mostrados ai em berlim tem, além de qualidade, talento comercial?

(05:58:26) Silvana: Renato, alguns dos filmes mostrados aqui vão atingir apenas um nicho de audiência. Mas outros são capazes de atrair um público maior. Acho que Berlim procura deliberadamente essa mistura. E, às vezes, um festival consegue dar a um filme que ficaria restrito a um nicho um público maior. É quando tudo sai bem.

(05:58:44) Max Rushmore fala para Silvana: A Tilda Swinton foi jurada no Festival de Veneza em 1998, Sundance em 2003 e agora presidente de juri em Berlin 2009. Como vc vê a diferença entre estilos de juris entre esses três festivais?

(05:59:14) Silvana: Max, acho que cada júri tem seu estilo. A diferença maior é mesmo no perfil dos filmes a serem julgados.

(05:59:26) urso fala para Silvana: li em algum lugar que pouco se falou da crise, mas mto se falou de justica em berlim. vc tb teve essa impressao?

(06:00:31) Silvana: Urso, é fato que fora do mercado pouco se falou da crise. O diretor do festival havia dito que a globalização era o tema comum. Acho que as reações individuais aos conflitos macro foram o tema comum.

(06:00:37) Sérgio fala para Silvana: Silvana, trabalho com vendas de cd´s e dvd´s e tenho muitoss clientes estrangeiros. Sempre indico filmes nacionais muito bem premiados. Mas, como tratam de questões delicadas do país, preferem, na maioria das vezes, comprar boas minisséries bem produzidas sobre períodos e personagens históricos. A pergunta é: o cinema brasileiro não é muito marcado por conta desses filmes que buscam esses aspectos?

(06:01:29) Silvana: Sim, Sérgio. O cinema brasileiro no exterior é muito marcado pelos "filmes de favela".

(06:01:35) carola fala para Silvana: silvana, li um post seu no blog em que vc comenta a coletiva da kate winslet. Fazer sucesso em Hollywood é realmetne prejudicial aos artistas em festivais europeus?

(06:02:38) Silvana: A questão, Carola, é que quando alguém de sucesso em Hollywood está envolvido num filme, ainda que ele não seja do perfil de Hollywood, atrai a atenção da imprensa de celebridades, que direciona as perguntas para questões da vida íntima e desloca o foco do filme.

(06:03:26) Silvana: Gente, soube que temos que encerrar aqui. Até logo e muito obrigada pela companhia.

(06:03:44) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Silvana Arantes e de todos os internautas. Até o próximo!

 

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