Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2005 - 00h01

Folha lança coleção com indicados para o Oscar

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Chega às bancas neste domingo, dia 17, a DVDteca Folha, que contará com 12 lançamentos semanais de grandes sucessos do cinema produzidos entre 1997 e 2001. Além de bom público, todos receberam indicações para o Oscar ou ganharam prêmios importantes, como a Palma de Ouro, em Cannes.

O título que abre a coleção, o italiano "A Vida É Bela", ganhou Oscar de filme estrangeiro, de ator e de trilha original em 1999. Nele, Roberto Benigni, além de dirigir, faz o papel do pai que esconde do filho os horrores da perseguição nazista contra os judeus. Outra produção que ganhou a estatueta de melhor filme estrangeiro foi "Terra de Ninguém", comédia de guerra que gerou polêmica por constatar que o conflito nos Bálcãs é quase insolúvel.

A seleção da Folha oferece gêneros variados. Há o policial "Jackie Brown", de Quentin Tarantino, anterior ao seu recente "Kill Bill". Como de costume, o diretor resgata grandes atores do passado --no caso, a estrela dos anos 70 Pam Grier.

Entre os dramas, destaca-se "Entre Quatro Paredes", com atuação de Sissy Spacek (de "Carrie, a Estranha"), premiada com o Globo de Ouro, que faz uma mãe que perde o filho tragicamente. Outro filme forte, que rendeu também um Oscar de melhor atriz (a Halle Berry), é "A Última Ceia", que segue uma linha de cinema quase realista.

Há também produções românticas, como "Chocolate", de Lasse Hallström, o mesmo diretor do humanista "Regras da Vida", que também está no pacote. O primeiro conta com um elenco transcontinental, da francesa Juliette Binoche ao americano Johnny Depp, e o segundo, com Tobey Maguire antes de estrelar a superprodução "Homem-Aranha".

Livros nas telas

"As Horas" fez grande sucesso em meio ao público feminino, reunindo três histórias de mulheres, em tempos diferentes, desenvolvidas em torno do livro "Mrs. Dalloway", de Virginia Woolf. Nicole Kidman interpreta a autora.

Entre as adaptações literárias, há também a versão para as telas do romance mais célebre de Patricia Highsmith, dirigida por Anthony Minghella: "O Talentoso Ripley", estrelado por Matt Damon. Damon já ganhara reconhecimento em 1997, com "Gênio Indomável", também na coleção. Ele e Ben Affleck levaram, pelo filme, o Oscar de roteiro original.

A polêmica vida de um gênio das artes plásticas, o americano Jackson Pollock, está em "Pollock", dirigido e estrelado por Ed Harris, que concorreu ao Oscar.

E há o caso do francês "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", de Jean-Pierre Jeunet (de "Delicatessen"), uma comédia romântica em tom de fábula, que fez sucesso de bilheteria não só na França mas em todo o mundo. Saiba mais sobre os filmes no site.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "A Vida é Bela"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página