Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2005 - 17h55

Após sucesso do DVD de Elis, Trama lançará Gal, Caymmi e Vinicius

Publicidade

GUILHERME GORGULHO
da Folha Online

Depois do sucesso de vendas do DVD de Elis Regina, que ganhou disco de platina com mais de 75 mil unidades vendidas, a gravadora Trama prepara para o final deste ano o lançamento de pelo menos mais três títulos da série de TV "Ensaio", dirigida por Fernando Faro.

Os próximos DVDs confirmados do projeto --realizado em parceria com a TeleImage e a TV Cultura-- serão de Toquinho e Vinicius de Moraes, Gal Costa e Dorival Caymmi. Além deles, programas com a Velha Guarda da Portela e Baden Powell também estão na fila.

Previsto para entrar nesta nova leva, o "Ensaio" com Chico Buarque acabou sendo adiado em razão da série de documentários sobre o compositor que a DirecTV está exibindo atualmente e que o diretor Roberto de Oliveira pretende lançar em DVD no segundo semestre.

A exemplo do disco de Elis, que foi lançado no final do ano passado após consumir 13 meses de trabalho, os demais programas do projeto necessitam de um extenso processo de recuperação de suas matrizes.

Segundo João Marcello Bôscoli, um dos donos da Trama, dependendo do grau de conservação das imagens, o gasto com a restauração pode chegar a até R$ 500 mil. O procedimento é feito quadro a quadro, incluindo a limpeza das fitas e a aplicação de softwares que consertam imperfeições, no que Bôscoli classifica como "ourivesaria".

"Estamos tentando tratar [este material] como uma jóia, apesar de não ter sido produzido por nós, de ser uma coisa do acervo da TV Cultura. Apesar de nosso trabalho ser mais operacional mesmo, de recuperação, é uma jóia da coroa", afirmou ele em entrevista à Folha Online

Outro problema que torna lento o processo de lançamento dos discos é a dificuldade de negociação de liberação dos direitos de uso de imagem dos artistas. Em alguns casos é muito trabalhoso identificar determinados músicos que acompanharam os astros na gravação do programa. Em outros, os músicos não moram mais no país ou até mesmo já morreram.

Este processo --chamado de "clearance"-- é o que mais ocupa a Trama no projeto atualmente. "É engraçado, porque é um trabalho artístico em que você gasta muito mais tempo no [aspecto] jurídico, do que em qualquer outra coisa", afirmou ele.

Dada a qualidade técnica do áudio do material feito para TV, a Trama não pretende lançar o conteúdo dos programas em CDs. "Normalmente o áudio não se sustenta sozinho, com a imagem tudo bem, mas [o som] é mono... Tenho medo de ficar uma coisa meio caça-níquel. Se a gente perceber em algum momento que vale a pena, a gente lança, mas o critério que nos rege, em primeiro lugar, é o artístico", explica Bôscoli.

Há cinco anos, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, o Sesc já editou em caixas de CDs vários dos programas dirigidos por Fernando Faro que faziam parte dos acervos das TVs Tupi e Cultura --detentora dos programas "Ensaio" e "MPB Especial". Batizado de "A Música Brasileira Deste Século por Seus Autores e Intérpretes", o projeto teve um caráter de resgate histórico da MPB, que incluiu um livro com transcrições das entrevistas e foi vendido somente nas unidades do Sesc.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa "Ensaio"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página