Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2005 - 10h08

Ambientação importada decora TV paga no Brasil

Publicidade

ISABELLE MOREIRA LIMA
da Folha de S.Paulo

A casa está cada vez mais dentro da televisão. Por mais que a afirmação possa parecer alterada --afinal, é senso comum que a televisão é que está cada vez mais inserida nos lares--, ela é totalmente verdadeira: a decoração de ambientes domésticos é uma das maiores febres atuais na TV brasileira, principalmente na paga, com novas estréias e adaptações de atrações que já existiam.

A onda confirma uma tendência mundial. Nos Estados Unidos, por exemplo, a rede ABC, em sinal de exploração do gênero, passou a recrutar voluntários que se sentem proprietários do "banheiro mais feio do mundo" para terem o cômodo totalmente modificado. É isso mesmo, um "reality show" de decoração que pretende transformar o aposento no mais luxuoso e confortável da casa.

No Brasil, a invasão anda a passos mais lentos, mas ataca de maneira incisiva com produtos importados. O carro-chefe da última leva de novidades é um canal temático. Há menos de um mês, o Discovery Health teve seu perfil alterado de saúde para "lyfestyle" (estilo de vida) e transformou-se no Discovery Home&Health.

Para o diretor geral da Discovery Networks Latin America/Iberia, Enrique R. Martínez, o gênero é "a próxima oportunidade de crescimento na indústria da TV paga" na região em que atua.

No país, o canal estreou com duas atrações no gênero: "Chega de Bagunça", em que um organizador profissional tem dois dias e US$ 5.000 (cerca de R$ 12.800) para botar ordem na casa do cliente, e

"Enquanto o Bebê Não Vem", que mostra os preparativos do quarto antes de a criança nascer.

Na liderança em número de atrações, o People+Arts se firma com cinco programas, todos importados, em sua grande maioria ingleses.
A última estréia, no fim do ano passado, o "reality show" "Entre Quatro Paredes", da Austrália, mostra a transformação de apartamentos por quatro casais. Em "Siga o Decorador", o decorador-apresentador pop-star britânico Laurence Llewelyn-Bowen dá dicas extravagantes.

Há ainda, com mais pitadas de elementos de "reality show", "Enquanto Você Não Vem", em que uma equipe de profissionais se une à família de uma pessoa para modificar um cômodo da casa enquanto ela está em viagem rápida, "Jardim Surpresa", que funciona da mesma maneira que o anterior, mas no jardim, e o famoso "Minha Casa Sua Casa". No último, dois casais de vizinhos decoram, em dois dias, com ajuda de profissionais e uma verba específica, um cômodo da casa do outro sem que saibam do projeto.

Ambiente jovem

Até a "jovem" MTV aderiu ao mundo da decoração, ainda que por caminhos tortos. A emissora americana ousou ao usar a ambientação do quarto de três pretendentes como método de exclusão para achar o par perfeito em "Room Riders", também exibido pela emissora brasileira. No processo de exame, o pretendido chega a usar até uma lâmpada de luz negra para checar o grau de sujeira dos lençóis das pretendentes.

A brasileira, mais conservadora, tem uma das únicas produções nacionais do gênero. O "Missão MTV", apresentado pela top model Fernanda Tavares, não se contentou em ficar só no setor da moda e passou a dar pitaco no quitinete de um, no quarto de outro e na sala de um terceiro depois da estréia em julho de 2004.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre reality show
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página