Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2005 - 17h17

Em novo filme, Harry Potter enfrenta o primeiro amor

Publicidade

da Folha Online

Em "Harry Potter e o Cálice de Fogo", o quarto filme da série que estréia em novembro, o jovem bruxo está no auge de sua adolescência, sendo assim passará por momentos bem intensos.

Mesmo tendo de combater um dragão enfurecido e outras criaturas cruéis e impensáveis, um dos momentos mais apreensivos na vida do estudante é a idéia de comparecer em seu primeiro baile acompanhado de uma figura feminina.

Em entrevista ao jornal americano "USA Today", o diretor do novo longa, Mike Newell --o primeiro britânico a dirigir a obra baseada no livro da escritora J.K. Rowling--, além de os jovens magos estarem "muito mais complicados", a história irá mostrar como eles cresceram enquanto seres humanos.

De acordo com Newell, a nova produção terá esse diferencial. Enquanto nos primeiros três filmes, seus personagens eram definidos pelo que enfrentavam --um lobisomem ou um réptil basilisco, desta vez eles terão mais defeitos e qualidades humanas.

Mas não é somente o lado emocional o ponto alto da trama, os pré-requisitos físicos do protagonista foram mais necessários dessa vez. Para viver as aventuras, o ator Daniel Radcliffe, 15, teve de suar um pouco mais.

Para interpretar o personagem, ele teve de passar por um breve treinamento. Por causa de uma das cenas, ela precisou aprender a mergulhar e desenvolver a habilidade de interpretar debaixo d'água.

"O simples fato de manter os olhos abertos (nessa condição) por um determinado tempo já é difícil", diz o diretor, que fazia uma tomada a cada 15 segundos para dar chance ao ator de se recompor.

Radcliffe, por sua vez, diz que gostou de mergulhar, apesar de alguns problemas. "Ardia um pouco nos olhos, mas apesar disso e das infecções de ouvido, foi fantástico", resume o ator.

Em outro momento, ele desliza por um telhado para combater um dragão. "Foi como uma queda vertical de uns 15 metros", conta Radcliffe, que teve de ficar pendurado num cabo durante as filmagens. "No começo eu estava absolutamente apavorado", revelou ao "USA Today".

Além da ação, várias cenas emotivas prometem apimentar a história. Em uma delas, por exemplo, Harry terá de entregar o corpo de um colega de competição que foi morto ao seu pai.

Na produção, Harry (Daniel Radcliffe) mais uma vez enfrenta seu inimigo mortal, Lord Voldemort (Ralph Fiennes). "Voldemort é uma criatura humana extremamente maligna, muito mais selvagem e cruel do que poderia ser qualquer criatura inventada. Harry precisa encontrar nele mesmo os recursos para enfrentar esse inimigo", antecipa o diretor.

Para aquietar os fãs, o diretor diz apenas que "Cálice" é muito mais um suspense de ação do que os outros três filmes, porque está centrado num elaborado concurso de provas físicas, o Torneio dos Tribruxos.

Por trás de Harry

Radcliffe, que dá vida ao bruxo Harry Potter desde os 12 anos no primeiro filme da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", também adianta que o seu personagem na nova trama está vulnerável às emoções.

Às vésperas de completar 16 anos, o ator revela que não é do tipo que fica olhando para trás e, consequentemente, não reviu ainda todos os filmes da série.

"Consegui ficar contemplativo assistindo ao primeiro, aí me dei conta de que valorizava um pouquinho demais a minha sanidade. Acho que seria muito estranho (rever os outros) e eu ficaria autoconsciente demais sobre o que estou fazendo agora", conta.

Sua participação no quinto episódio, "Harry Potter e a Ordem do Fênix", já está confirmada. O longa-metragem começará a ser filmado no ano que vem.

Enquanto isso, terminadas as filmagens do episódio número quatro, Radcliffe quer descansar após os exames escolares e aproveitar para ler o sexto livro da série de J.K. Rowling, que será lançado em julho.

Será que o fato de interpretar Harry dá a ele alguma vantagem sobre todos os outros leitores ansiosos, no que diz respeito a edições antecipadas?

"Eu encomendei, mas não recebo uma cópia antecipada ou algo assim", diz o ator.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Erramos: Em novo filme, Harry Potter enfrenta o primeiro amor
  • Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Harry Potter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página