Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2005 - 17h05

"Star Wars" tem pré-estréia no Festival de Cannes

Publicidade

da France Presse, em Cannes (França)

Os sabres de laser vão invadir Cannes na pré-estréia mundial de "A Vingança dos Sith", último episódio da saga "Guerra nas Estrelas", que por fim revelará o mistério que assombra os fãs da série há 25 anos: como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader?

"A Vingança dos Sith", saga criada por George Lucas e terceiro episódio na cronologia da história, terá sua pré-estréia no Festival de Cannes, em 15 de maio, três dias antes de sua estréia comercial nos cinemas de grande parte do mundo.

Uma estréia que desperta enorme expectativa, talvez mais ainda que os outros episódios, já que "A Vingança dos Sith" é o capítulo central desta trama intergaláctica.

Para os não-iniciados, os três "últimos" episódios são na verdade os primeiros em ordem cronológica: "A Ameaça Fantasma" (1999), "O Ataque dos Clones" (2002) e agora, "A Vingança dos Sith".

Enfrentando a reticência dos estúdios cinematográficos, Lucas deu início à série com o lançamento, em 1977, de "Guerra nas Estrelas" --rebatizado depois de "Uma Nova Esperança". O enorme sucesso do filme permitiu a produção de "O Império Contra-ataca" (de 1980, dirigido por Irvin Kershner) e de "O Retorno do Jedi" (1983, Richard Marquand).

Os três filmes narram a luta do jovem Luke Skywalker contra Darth Vader, temível líder guerreiro do sombrio Império que reina na galáxia, e que na verdade é Anakin, pai de Luke, algo que o jovem Jedi vem a saber em "O Império Contra-ataca".

No fim dos anos 90, George Lucas decidiu completar sua saga, filmando os três primeiros episódios. Neles, conta-se a infância de Anakin, seu ingresso e ascensão na ordem Jedi (espécie de ordem monástica de cavaleiros, guiados por uma força misteriosa que rege todo o Universo e mestres no domínio dos sabres de laser) e, finalmente, seu desvio para o "lado escuro" da força e a conseqüente transformação em Darth Vader, um dos vilões mais famosos da história do cinema.

Apesar do sucesso de bilheteria, os fãs ficaram decepcionados com os episódios I e II, por considerá-los esvaziados do espírito da trilogia original. Como resultado, é enorme a expectativa em torno do episódio III, que Lucas promete ser o mais sombrio da série.

Uma saga que conquistou o mundo com base em uma fórmula simples: a luta do bem contra o mal e um cenário de "ópera espacial", visualmente imaginativa e com inspiração mitológica diversa. Tudo isso amarrado por um contexto edipiano de luta entre pai e filho.

A saga, cuja renda é estimada em 3 bilhões de dólares, influenciou a indústria do cinema, inaugurando a era dos "blockbusters" (campeões de bilheteria).

Lucas, o homem por trás de tudo, que aparece rapidamente no episódio III, revolucionou ainda os efeitos especiais, criando sua própria empresa, a Industrial Light and Magic (ILM), em 1975, para levar para as telas de cinema o seu mundo imaginário.

"A Vingança dos Sith" encerra um ciclo para o diretor, que exclui a possibilidade de vir a filmar os episódios VII, VIII e IX. Pelo menos no cinema, pois já está prevista uma série de televisão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Star Wars"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página