Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2005 - 11h51

Gravadoras disputam na Justiça inglesa direitos sobre música cubana

Publicidade

da France Presse, em Londres

Velhos ritmos cubanos, que rodaram o mundo graças ao sucesso do álbum "Buena Vista Social Club", se converteram no centro de uma batalha legal em Londres, na qual duas gravadoras, uma americana e outra cubana, se enfrentam na Justiça desde terça-feira (10).

A americana Peer International Corporation e a Editora Musical de Cuba estão brigando na alta corte de Londres pelos direitos da música cubana, interpretada por veteranos como Compay Segundo (1907-2003), Ibrahim Ferrer, Omara Portuondo e Eliades Ochoa.

A Corte britânica decidirá se os compositores foram recompensados adequadamente ou se receberam, no máximo, "alguns pesos e mesmo um trago de rum", como alega o selo cubano.

O representante da Peer, Pushpinder Saini, alegou no tribunal que o governo cubano se apropriou ilegalmente dos direitos sobre a música que, segundo ele, pertencem à empresa desde os anos 30.

A Peer tem os direitos de muitas das canções do álbum "Buena Vista Social Club" e das composições que aparecem no filme de mesmo nome, dirigido pelo alemão Win Wenders, que documentou o grupo de veteranos músicos cubanos.

As acusações do selo americano de que a Editora Musical de Cuba é dirigida e controlada pelo Ministério do Interior de Havana torna o caso ainda mais complexo.

Por sua vez, a Editora Musical de Cuba (EMC) afirma, segundo os documentos apresentados no tribunal, tentar resgatar pagamentos por músicas que, segundo ela, nunca renderam um centavo a seus compositores.

A Peer assegura que pagou direitos aos compositores até a Revolução Cubana de 1959. Depois disso, o embargo imposto pelos Estados Unidos impediu os pagamentos, alegou o representante da Peer.

Ele afirmou ainda que compositores que vivem fora de Cuba receberam pagamentos por suas músicas e que foi aberto um fundo para os que permaneceram na ilha. A audiência deve continuar hoje.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Buena Vista Social Club
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página