Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2005 - 20h22

U2, Madonna e McCartney pressionarão G-8 contra a pobreza

Publicidade

da EFE, em Londres

A banda irlandesa U2, o ex-beatle Paul McCartney e a estrela pop Madonna estão entre as atrações dos cinco shows de protesto contra a pobreza anunciados nesta terça-feira pelo roqueiro e ativista Bob Geldof para pressionar os países ricos a tomar medidas concretas para acabar com a indigência no mundo.

Em entrevista coletiva concedida em um hotel no centro de Londres, Geldof, ícone da luta contra a pobreza, afirmou que as apresentações ocorrerão em 2 de julho na capital britânica, em Paris (França), Berlim (Alemanha), Roma (Itália) e na Filadélfia (Estados Unidos).

Os organizadores escolheram a data para pressionar os líderes do G-8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia), que se reunirão de 6 a 8 de julho em Gleneagles, na Escócia. Em homenagem ao encontro, os shows foram batizados como "Live 8".

"Oito líderes mundiais em um quarto na Escócia em 8 de julho podem salvar milhões e milhões de vidas, mas só o farão se as pessoas pedirem", disse Geldof.

Com o "Live 8", o cantor quer recuperar o espírito dos históricos shows "Live Aid", que organizou em 1985, e com os quais arrecadou US$ 70 milhões para combater a fome na Etiópia.

As apresentações, gratuitas, serão realizadas em lugares conhecidos, como o parque Hyde, em Londres; a torre Eiffel, em Paris; o Portão de Brandeburgo, em Berlim, e o Circo Máximo de Roma.

A fonte de receita do evento serão os direitos de televisão e rádio. A iniciativa se enquadra na campanha do grupo Make Poverty History, que procura convencer os países mais ricos a perdoar a dívida do Terceiro Mundo e a aumentar a ajuda às nações em desenvolvimento.

O show que gera maior expectativa é o de Londres, onde são esperadas cerca de 150 mil pessoas para vibrar com o U2, Paul McCartney, Madonna, Elton John, Sting, REM, Robbie Williams e Coldplay, entre outros.

Paris também servirá de palco para estrelas como Placebo, Jamiroquai, Andrea Bocelli e Manu Chao. Em Berlim, atuarão artistas como A-Ha e Brian Wilson.

Roma aguarda as apresentações de Duran Duran, Zucchero e Laura Pausini. Já na Filadélfia, o público poderá ouvir a música de artistas como Bon Jovi, Will Smith e Stevie Wonder.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Live Aid"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página