Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2005 - 12h08

Série exibida pela DirecTV traz Chico Buarque da Mangueira

Publicidade

JANAINA FIDALGO
da Folha de S. Paulo

Capital do samba, soberba e garbosa, é à Mangueira que o bamba Chico Buarque leva seu coração a cada Carnaval. E é ela, a Estação Primeira, a retratada em "Estação Derradeira", quinto episódio da série "Chico Buarque", dirigida por Roberto de Oliveira, produzida e exibida pela DirecTV nesta quarta-feira.

"Ninguém me fez Mangueira. Mas ouvindo aquele samba, não tenho a menor dúvida: é Mangueira, não tem outra", diz o compositor, ressaltando o respeito que tem pela Portela, de Paulinho da Viola, e pela Império Serrano.

Nos 20 minutos iniciais do programa, os mangueirenses Leci Brandão, João Nogueira, Beth Carvalho e Alcione apresentam números de um show gravado em 97 com a Velha Guarda da Mangueira, do qual participa o grande Nelson Sargento. Cantam Cartola ("As Rosas Não Falam") e Chico ("Estação Derradeira").

Quem viu os episódios anteriores da série sentirá falta de mais cenas histórico-documentais. Nesse aspecto, "Estação Derradeira" deve ser reverenciada por duas memórias: Cartola cantando "Sim", e Nelson Cavaquinho, a bela "Pranto de Poeta" --ambas gravações de 1979. Outro ótimo registro, no show de 1997, são as imagens das damas imortais da Mangueira: Dona Zica e Dona Neuma, ao lado de Chico.

Entre os depoimentos, Chico fala da relação com a escola e recorda o contato com Cartola, que lhe propôs uma parceria: "Eu adoraria, mas ele morreu pouco depois. Seria difícil, porque ele fazia tudo tão bem, letra e música. Seria uma glória. Ficou faltando".

Tendo ao fundo os Arcos da Lapa, numa cena noturna, Chico bate-papo com Nelson Sargento e Hermínio Bello de Carvalho, seu parceiro em "Chão de Esmeraldas". No final do episódio, surge a a imagem do desfile da verde-e-rosa em 98, quando Chico deixou de ser Buarque de Hollanda para ser Buarque da Mangueira.

Estação Derradeira
Direção: Roberto de Oliveira
Quando: Quarta-feira (08), às 12h, 14h, 16h, 18h, 20h, 22h e 0h, no Canal 605 da DirecTV.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a série de TV com Chico Buarque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página