Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2005 - 23h07

Atriz Anne Bancroft, 73, morre vítima do câncer

Publicidade

da France Presse, em Nova York

A atriz americana Anne Bancroft, célebre por seu papel da fatal Mrs. Robinson em "A Primeira Noite de um Homem", morreu ontem aos 73 anos, vítima de câncer, informou sua família nesta terça-feira.

AP
Anne Bancroft morreu vítima de câncer aos 73 anos
Anne Bancroft morreu vítima de câncer aos 73 anos
Bancroft faleceu na véspera de câncer uterino no hospital Mount Sinai de Nova York, declarou John Barlow, porta-voz do marido da atriz, o ator cômico, diretor e productor Mel Brooks.

Anna Maria Louisa Italiano nasceu no Bronx e se mudou para Hollywood nos anos 50, quando iniciou sua carreira cinematográfica.

Bancroft fez sua estréia no cinema em 1952, com "Almas Desesperadas", e participou de vários filmes menores antes de voltar a Nova York para atuar na Broadway em "Two for the seesaw", onde contracenou com Henry Fonda e recebeu o Prêmio Tony de melhor atriz coadjuvante.

Seu papel seguinte no teatro foi o de professora da cega e surda Helen Keller em "O Milagre de Anne Sullivan", quando ganhou o Tony de melhor atriz.

De volta ao cinema, Bancroft ganhou o Oscar de melhor atriz pelo mesmo papel de Anne Sullivan, em filme rodado em 1962.

Em 1967, Bancroft fez Mrs. Robinson em "A Primeira Noite de um Homem", quando seduziu Dustin Hoffman, o filho do sócio de seu marido.

Casada com um empreiteiro até 1957, Bancroft voltou a casar em 1964, com Mel Brooks, que conheceu em um programa de entrevistas.

Após "A Primeira Noite de um Homem", a carreira de Bancroft ganhou impulso e a atriz foi indicada para o Oscar por "The turning point" (1977), com Shirley MacLaine, e "Agnes de Deus" (1985), com Jane Fonda.
Os últimos filmes de Bancroft foram "Delgo" (2004), "Doce Trapaça" (2001), "Tenha Fé" (2000) e "Uma Paixão em Florença" (2000).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a atriz americana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página