Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2005 - 11h27

Júri chega ao 4º dia de deliberações sobre veredicto de Jackson

Publicidade

da Folha Online

Os jurados encarregados do caso contra o cantor Michael Jackson, 46, entram nesta quarta-feira no quarto dia de deliberações para tentar chegar a um veredicto. O pop star responde a dez acusações, e alega ser inocente em todas elas. Se for considerado culpado, Jackson pode pegar até 20 anos de prisão.

As oito mulheres e quatro homens que compõem o júri permanecem, durante seis horas do dia (sempre a partir das 12h30, horário de Brasília), reunidos numa sala do tribunal de Santa Maria (Califórnia), onde foi realizado o julgamento --aos fins de semana o grupo não trabalha. A primeira reunião ocorreu na última sexta, um dia depois dos advogados de defesa e a promotoria fazerem suas últimas exposições sobre o processo.

Na segunda-feira, os jurados chegaram a levar uma pergunta até o juiz Rodney Melville, que comanda o caso. Em seguida, ele se reuniu com os advogados de defesa e acusação, mas não revelou o conteúdo da dúvida aos jornalistas, que se aglomera ao lado de fãs na porta do tribunal.

As dez acusações que pesam sobre Jackson incluem quatro de abuso sexual de um menor, uma de tentativa de abuso e uma de conspirar para reter o menor e sua família. Além disso, ele responde a quatro acusações por fornecer álcool a um adolescente.

Apesar da negativa de revelar o conteúdo das perguntas feitas pelos jurados, ontem o juiz Rodney Melville aceitou o pedido da imprensa para que o veredicto seja anunciado assim que o júri chegar a uma conclusão.

Ao longo de 14 semanas de julgamento, cerca de 140 testemunhas de acusação e defesa depuseram e centenas de provas foram apresentadas. Com a conclusão do terceiro dia de deliberações, aumenta a inquietação por um veredicto que, segundo os especialistas legais, pode demorar a ser obtido. Ninguém, porém, se arrisca a dar um prazo.

Jackson decidiu esperar o veredicto junto com sua família em seu rancho de Neverland, a menos de uma hora do tribunal. Segundo declarou seu amigo e assessor espiritual, o reverendo Jesse Jackson, o cantor tem uma "confiança cega' no sistema judiciário.

Quanto a seu estado de saúde, o reverendo Jackson afirmou que o chamado "rei do pop" ainda sofre de dores de costas, como as que levaram à sua hospitalização no domingo.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Fãs pedem liberdade de Jackson no 3º dia de reunião do júri
  • Entenda as acusações contra Michael Jackson

    Especial
  • Veja galeria de fotos sobre a carreira de Michael Jackson
  • Leia cobertura completa sobre o julgamento do astro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página