Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/06/2005 - 15h06

Filmes brasileiros ganham as telas de festival em Miami

Publicidade

da EFE

As novidades do cinema brasileiro, incluindo cinco estréias mundiais, serão exibidas no 9º Festival de Cinema do Brasil, que começa nesta sexta-feira em Miami e que contará com a presença da atriz Sônia Braga.

"Sônia, que é uma de nossas principais embaixadoras cinematográficas nos Estados Unidos, confirmou que entregará o prêmio à melhor atri"', informou Adriana Dutra, organizadora do festival, que será encerrado em 18 de junho. A diretora acrescentou que o astro Steven Bauer ('Scarface', 1983) será o encarregado de entregar o prêmio ao melhor ator.

Adriana explicou que o objetivo do festival, no qual competem 26 filmes, não é só 'aproximar nossa cultura aos brasileiros que vivem em Miami (cerca de 250.000), mas também aos milhares de latinos, principalmente cubanos, e americanos que residem aqui'.

Cerca de 60% dos 2,2 milhões de habitantes de Miami são de origem ibero-americana. Para a organizadora, Miami "é a porta natural de entrada da América Latina nos EUA tanto cultural como economicamente e é por isso que, junto com a concorrência e as exibições, foram programados seminários de co-produção, distribuição e vendas cinematográficas".

Adriana informou ainda que o festival começará, como já faz parte da tradição, com uma grande festa e uma exibição gratuita na conhecida praia de South Beach. O filme escolhido para essa sessão é "Os Normais", de José Alvarenga.

O festival renderá uma homenagem ao cineasta brasileiro Daniel Filho, pelos 53 anos de carreira, atuando, produzindo e dirigindo filmes e telenovelas. Daniel é conhecido internacionalmente por filmes como "A Partilha" (2001), "Tieta do Agreste" (1996) e pela série de TV Malu Mulher (1979), distribuída também na América Latina. A conhecida atriz de cinema, teatro e TV Beth Mendes, que também foi deputada pelo Estado de São Paulo durante a década de 80, receberá um prêmio especial do festival, a Lente de cristal de ouro.

A lista de 14 longas-metragens que competem no festival, totalmente formada por filmes que serão exibidos pela primeira vez nos EUA, inclui cinco estréias mundiais: "Bens Confiscados", de Carlos Reichenbach; "Bendito Fruto", de Sérgio Goldenberg; "Diabo a Quatro", de Alice de Andrade; "Ódiquê?", de Felipe Joffily; e "Vestido de Noiva", de Joffre Rodrigues.

Os outros nove filmes são "A Dona da História", dirigido por Daniel Filho; Cazuza, "O Tempo Não Pára", de Walter Carvalho e Sandra Werneck; "Olga", de Jayme Monjardim, uma adaptação do best-seller de Fernando Morais; "O Casamento de Romeu e Julieta", de Bruno Barreto, "Redentor", de Claudio Torres; "Meu Tio Matou um Cara", de Jorge Furtado; "Feminices", de Domingos de Oliveira; "Contra todos", de Roberto Moreira, e "Quase dois Irmãos", de Lúcia Murat.

Cinco filmes que tiveram a participação do homenageado Daniel Filho também serão exibidos: "Carandiru" (2003), 'Auto da Compadecida" (2000), "Tieta do Agreste" (1996), "Romance da Empregada" (1987) e "A Partilha" (2001).

O festival oferece, além dos dois reconhecimentos especiais, 16 prêmios 'Lente de cristal'. Dez deles são destinados aos longas-metragens e seis aos curtas, que incluem, entre outros, os prêmios a melhor filme, melhor atriz, melhor ator e melhor diretor. Na categoria 'melhor filme' haverá dois prêmios: ao filme mais votado pelo público e pelos jurados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página