Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2005 - 12h06

Exposição de arte naïf em São Paulo abre amanhã para o público

Publicidade

da Folha Online

Divulgação
Pintura
Pintura "Lual", da artista Lucia Buccini
A Galeria Jacques Ardies, localizada na Vila Mariana (zona sul de São Paulo) inaugura hoje para convidados e abre amanhã para o público uma mostra coletiva com trabalhos de 20 artistas naïfs. A mostra reúne mais de 100 obras de artistas como Constância Nery, Lucia Buccini, Ernani Pavaneli, Francisco Severino, Vanice Ayres Leite e Lucas Pennacchi, entre outros.

Considerada ponto de referência da arte naïf brasileira, com mostras individuais e coletivas no país e no exterior, a galeria mantém em seu acervo mais de 500 trabalhos de 80 artistas de todo o Brasil.

A exposição ficará aberta ao público até de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados, das 10h às 16h.

Arte naif

Os especialistas encontram dificuldades para definir a arte naïf e sugerem diversas visões para o estilo. Basicamente, fala-se que os pintores são movidos por uma espécie de impulso, priorizando seus instintos para pintar experiências de vida sem receber orientação acadêmica.

No Brasil o movimento chegou com certo atraso. Enquanto as obras dos franceses Rousseau, Vivin, Beauchant, Bombois já estavam espalhadas em museus do mundo, no final do século 19, aqui o movimento iniciou seu percurso meio século mais tarde, no início de 1940.

Na primeira Bienal de São Paulo, na década de 50, o movimento se consolida de fato e o artista plástico Heitor dos Prazeres é considerado o primeiro naïf brasileiro.

ARTE NAÏF
Onde: Galeria Jacques Ardies (r. Morgado de Mateus, 579 - Vila Mariana. Tel.: 0/xx/11/5539-7500).
Quando: de 15 a 30 de junho. Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados das 10h às 16h.
Quanto: Grátis

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre arte naïf
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página