Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2005 - 22h17

Theatro José de Alencar completa 95 anos com restauração

Publicidade

da Folha Online

O Theatro José de Alencar, em Fortaleza, completa 95 anos na próxima sexta-feira (17). As obras de restauração contaram com recursos de R$ 347 mil do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O patrocínio do BNDES corresponde a 74% dos investimentos necessários para a restauração e foi realizado no âmbito da Lei Rouanet, pela qual o banco oficial de fomento apóia projetos de preservação do patrimônio histórico e arquitetônico em todo o país.

Na próxima sexta-feira (17), haverá diversas comemorações pelo aniversário do teatro, um dos principais monumentos arquitetônicos do Ceará.

Construído em 1910, o espaço apresenta características dos chamados teatros jardins, com 6.300 metros quadrados divididos nos seguintes ambientes: saguão e foyer, pátio interno, jardim, anexo e sala de espetáculo. Essa última é marcada pelo trabalho em ferro fundido, dispondo de 776 lugares.

O pátio interno, a céu aberto, permite vislumbrar a fachada da sala de espetáculo, em estilo art noveau, que possui estrutura metálica vinda da cidade de Glasgow, na Escócia.

A variedade de gradis nos frontões, escadarias e passadiços revela o requinte da época em que o teatro foi edificado pelo engenheiro militar capitão Bernardo José de Mello.

A restauração do teatro compreendeu obras de recuperação da estrutura metálica, das esquadrias de madeira, do forro, do revestimento externo, bem como a impermeabilização da laje, recuperação dos sistemas hidráulico, de ar-condicionado, das instalações elétricas e dos pavimentos em madeira e de granito.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Theatro José de Alencar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página