Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2005 - 10h16

Festa da Música na França começa com ritmo brasileiro

Publicidade

da France Presse, em Paris

Ao som de percussão brasileira, o ministro francês da Cultura, Renaud Donnedieu de Vabres, inaugurou oficialmente nesta terça-feira, no Palais Royal de Paris, a 24ª Festa da Música.

"Esta edição começa em belas condições, sob o signo da unidade entre músicos profissionais e amadores", disse o ministro, durante recepção nos jardins do Palais-Royal, aos pés da sede do ministério, onde ressoavam os ritmos afro-brasileiros da banda de percussão "Batucada Batala".

Ao mesmo tempo em que se celebra o Ano do Brasil na França, o samba e o forró foram os convidados de honra no lançamento da Festa da Música. Após a apresentação do Batucada Batala, foi a vez do grupo "O Karaiva" e suas belas bailarinas encantarem o público, seguidos dos músicos do "Bloco", estrutura que reúne as quatro escolas de samba de Paris e da região metropolitana da capital francesa.

Os jardins do Palais Royal, banhados por um sol radiante neste primeiro dia do verão boreal, receberam outro convidado importante, o americano Moby, ícone da música eletrônica.

A Festa da Música é "um acontecimento impressionante. É notável ver um país apoiar seus músicos desta forma", declarou Moby, lembrando que esteve nesta celebração musical "há 20 anos, em Paris, mas como turista".

Lançada em 1982 na França, a Festa da Música é comemorada hoje em mais de cem países dos cinco continentes. Em Paris e região, mil shows foram organizados, além dos incontáveis músicos amadores, que se apresentam nas ruas, transformando-as em um imenso palco alegre e variado.

Após a inauguração, a festa parisiense continuou com forte sotaque brasileiro, com batucadas no Jardim de Luxemburgo, no parque Choisy e nas avenidas do 17º distrito.

A música brasileira também tomou conta das esplanadas das prefeituras dos distritos 3, 11 e 12 da capital francesa, do mítico teatro de variedades Olympia, onde se apresentaram Seu Jorge e Toco, do Pátio de Honra do Senado, que recebeu Marcos Sacramento, a Velha Guarda da Portela e o grupo Funk'N'Lata, e do Palácio do Descobrimento, com a orquestra Ashaninkas e o cantor e compositor Leoni.

A edição deste ano da Festa da Música também será dedicada à jornalista francesa Florence Aubenas e seu intérprete, Hussein Hanoun, libertados recentemente após passarem cinco meses como reféns no Iraque.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ano do Brasil na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página