Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2005 - 10h34

Contos dos irmãos Grimm são declarados patrimônio cultural da Unesco

Publicidade

da France Presse, em Berlim

Os contos dos irmãos Grimm, traduzidos para mais de 160 idiomas, foram declarados patrimônio cultural da humanidade, anunciou a Unesco (braço da ONU para a cultura) nesta terça-feira, na Alemanha.

"Os Contos de Fadas dos Irmãos Grimm", entre os quais se destacam as histórias de "Branca de Neve e os Sete Anões", "Chapeuzinho Vermelho" e "Joãozinho e Maria" "é, junto com a Bíblia, de Martinho Lutero, o trabalho literário alemão mais conhecido e difundido no mundo", explicou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Os irmãos Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) Grimm escreveram essas histórias no início do século 19, inspirados em lendas germânicas.

"São, ao mesmo tempo, a primeira síntese sistemática e uma documentação científica da tradição européia e oriental dos contos", destacou a Unesco.

A edição original, acompanhada de gravuras feitas a mão e notas dos autores, está exposta no museu dos Irmãos Grimm de Kassel, região central da Alemanha.

O registro "Memória do Mundo" da Unesco, criado em 1997, conta com 120 documentos históricos, entre os quais se encontram filmes dos irmãos Lumière e obras do compositor alemão Johannes Brahms. Ao incluí-los neste registro, a Unesco e compromete a garantir sua preservação e difusão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os irmãos Grimm
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página