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27/06/2005
-
15h02
CAMILA MARQUES
da Folha Online
As palavras moda, passarelas e desfiles costumam ser associadas a glamour, dinheiro e fama. Mas não é bem assim. Claro que existe a musa Gisele Bündchen, que chega a ganhar R$ 40 mil por uma única entrada em cena, mas também há as chamadas "new faces", ou modelos de primeira viagem, que não passam dos R$ 480.
Entre um desfile e outro, é possível ver pelos corredores da Bienal, onde ocorre a São Paulo Fashion Week, as modelos correndo de um lado para outro. E não se trata de empolgação, mas de falta de tempo --às vezes, há apenas meia hora de intervalo. Elas precisam ir de um camarim para o outro para uma nova maquiagem, novo cabelo e nova prova de roupa.
"Elas são muito novas, e precisam de atenção o tempo todo. As agência costumam ter equipes para cuidar delas, com uma babá mesmo, nutricionista, motorista e outros profissionais", explica Marco Casal de Rey, booker e diretor da Ford Models, uma das maiores agências do país.
Segundo ele, nesta época do ano, de preparação para a SP Fashion Week, a correria também afeta do dia-a-dia das meninas --sim, porque a maioria das modelos hoje tem entre 14 e 18 anos. "As marcas fazem casting [escolha de elenco] todos os dias, é preciso escolher as roupas, levar de um lado pro outro. E ensinar quem está começando a lidar com o não. Elas são jovens e precisam aprender que vão lidar com isso a carreira toda", diz Marco.
Entre as new faces da Ford que participam da Fashion Week a partir desta terça (28) estão Bruna Soutilli, 14, Carmelita, 18, Gabriela Tianui, 14, e Mayara Fabri, 14. Todas sabem que será uma semana de trabalho duro, mas que também pode servir para "pular" vários degraus no mundo fashion.
"Ao participar da Fashion Week, elas 'economizam' vários meses de trabalho", afirma Ana Morello, uma das coordenadoras da agência Mega, que terá cerca de 40 de suas modelos participando do evento na Bienal.
Da Mega, estarão nas passarelas, além das new-faces, famosas como Ana Claudia Micheli, Ana Hickmann, Isabeli Fontana, Isabela Fiorentino, Renata Maciel, Fernanda Mota e Juliana Imai.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a São Paulo Fashion Week
Leia cobertura completa no site especial da SPFW Verão 2006
Modelo de primeira viagem recebe cerca de R$ 480 por desfile
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da Folha Online
As palavras moda, passarelas e desfiles costumam ser associadas a glamour, dinheiro e fama. Mas não é bem assim. Claro que existe a musa Gisele Bündchen, que chega a ganhar R$ 40 mil por uma única entrada em cena, mas também há as chamadas "new faces", ou modelos de primeira viagem, que não passam dos R$ 480.
Entre um desfile e outro, é possível ver pelos corredores da Bienal, onde ocorre a São Paulo Fashion Week, as modelos correndo de um lado para outro. E não se trata de empolgação, mas de falta de tempo --às vezes, há apenas meia hora de intervalo. Elas precisam ir de um camarim para o outro para uma nova maquiagem, novo cabelo e nova prova de roupa.
"Elas são muito novas, e precisam de atenção o tempo todo. As agência costumam ter equipes para cuidar delas, com uma babá mesmo, nutricionista, motorista e outros profissionais", explica Marco Casal de Rey, booker e diretor da Ford Models, uma das maiores agências do país.
Segundo ele, nesta época do ano, de preparação para a SP Fashion Week, a correria também afeta do dia-a-dia das meninas --sim, porque a maioria das modelos hoje tem entre 14 e 18 anos. "As marcas fazem casting [escolha de elenco] todos os dias, é preciso escolher as roupas, levar de um lado pro outro. E ensinar quem está começando a lidar com o não. Elas são jovens e precisam aprender que vão lidar com isso a carreira toda", diz Marco.
Entre as new faces da Ford que participam da Fashion Week a partir desta terça (28) estão Bruna Soutilli, 14, Carmelita, 18, Gabriela Tianui, 14, e Mayara Fabri, 14. Todas sabem que será uma semana de trabalho duro, mas que também pode servir para "pular" vários degraus no mundo fashion.
"Ao participar da Fashion Week, elas 'economizam' vários meses de trabalho", afirma Ana Morello, uma das coordenadoras da agência Mega, que terá cerca de 40 de suas modelos participando do evento na Bienal.
Da Mega, estarão nas passarelas, além das new-faces, famosas como Ana Claudia Micheli, Ana Hickmann, Isabeli Fontana, Isabela Fiorentino, Renata Maciel, Fernanda Mota e Juliana Imai.
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