Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2005 - 16h41

Brooke Shields rebate declarações de Tom Cruise

Publicidade

da Folha Online

A atriz americana Brooke Shields criticou o colega e compatriota Tom Cruise pelos comentários feitos por ele sobre a depressão pós-parto que a atriz sofreu. As declarações de Shields foram publicadas na edição de hoje do jornal "The New York Times".

A atriz afirmou que as frases de Cruise são "fanfarronice" e que ele não sabe o que diz quando afirma que ela não precisaria ter tomado antidepressivos. "Sinto-me obrigada a falar, não só por mim mesma, mas por centenas de milhares de mulheres que sofreram de depressão pós-parto", escreveu Brooke Shields no jornal.

"Afirmar que me enganei ao tomar remédios para sair da depressão e dizer que, ao contrário, deveria ter tomado vitaminas e fazer exercícios mostra o desconhecimento do que é a depressão pós-parto e a maternidade em geral", acrescentou. "Vou tomar a liberdade de afirmar que o senhor Cruise nunca deve ter sofrido de depressão pós-parto", ironizou a atriz.

Shields deu detalhes de como foi a depressão que a acometeu após dar à luz sua filha, Rowan Francis, em 2003. "O que eu queria era que ela desaparecesse", revelou, acrescentando que se curou graças a antidepressivos e à psicoterapia.

"Uma em cada dez mulheres sofre dessa doença, geralmente sem contar nada a ninguém, e se trata de uma doença curável", afirmou a atriz. "Se há algo bom em toda essa fanfarronice ridícula do senhor Cruise é que com um pouco de sorte, chamará atenção para esta séria doença", disse.

Tom Cruise gerou polêmica há uma semana, quando a entrevista que ele concedia no programa "Today", da emissora de televisão americana NBC, descambou para a discussão sobre os efeitos dos antidepressivos. Cruise criticou a atriz por ter usado esses medicamentos e por ter se submetido a sessões de psicoterapia, o que os seguidores da cientologia, como o ator, condenam.

Defendendo seus pontos de vista, Cruise fez um duro ataque contra toda a medicina psiquiátrica e chegou a confrontar Matt Lauer, apresentador do programa. "A psiquiatria é uma pseudociência", disse o ator. "Ela (Shields) não compreende a história da psiquiatria. Ela não compreende, da mesma forma que você não compreende, Matt. Você não conhece a história da psiquiatria, eu sim", afirmou.

"Se você vai começar a falar sobre desequilíbrio químico, tem de avaliar e ler as pesquisas sobre como surgiram estas teorias, Matt, ok? Isso é o que eu tenho feito", continuou o ator.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Psiquiatras americanos criticam declarações de Tom Cruise

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Tom Cruise

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página