Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2005 - 16h30

Conjunto Nacional estréia mostra do Salão de Humor de Piracicaba

Publicidade

da Folha Online

O 32º Salão de Humor de Piracicaba, que acontece de 27 de agosto a 16 de outubro, em Piracicaba, no interior de São Paulo, teve um pré-lançamento nesta segunda em São Paulo com uma exposição no Conjunto Nacional, na avenida Paulista.

Divulgação
Um dos trabalhos da mostra de humor
Um dos trabalhos da mostra de humor
Uma estátua de três metros de D. Quixote, Sancho Pança e Rocinante, cartuns sobre o personagem de Cervantes e outros tantos, mais um painel em lona de 31 metros de largura por 4 metros de altura --trabalho assinado por Ziraldo-- fazem parte de uma exposição que conta um pouco do histórico do salão de humor em São Paulo. A mostra vai até o dia 30 de julho.

Considerado um dos mais importantes do mundo no universo das artes gráficas, da indústria editorial e das histórias em quadrinhos, o Salão de Humor de Piracicaba foi criado em 1974 para incentivar a descoberta de novos talentos. O primeiro salão contou com o apoio do cartunista Zélio Alves Pinto, que convocou os amigos Millôr Fernandes, Ziraldo, Fortuna, Jaguar, Ciça, Alcy e outros colaboradores e editores do famoso "O Pasquim", do Rio de Janeiro.

Ao abrir o evento de lançamento da exposição e do salão, nesta manhã, em São Paulo, o cartunista Paulo Caruso aproveitou para dar o clima do festival. "O humor nos dá essa regalia, nem tudo precisa dar certo", disse ao explicar que mudaria a ordem do evento. Antes de exibir um curta-metragem sobre o salão, Caruso resolveu falar com os jornalistas.

Para o cartunista e escritor Zélio Alves Pinto, é interessante ver que apesar de todas as tecnologias, o cartum sobrevive ao tempo. "Além de driblar a censura, este trabalho criou uma metalinguagem que a tradição do país ajudou a traduzir, lendo nas entrelinhas. Além disso, o salão foi instrumento vital para abrir espaços aos novos talentos que surgiram, ao longo destes trinta anos", afirma.

Divulgação
Um dos trabalhos da mostra de humor
Ilustração estará na mostra
A maioria dos profissionais da área concorda que o Brasil é fonte permanente de inspiração. "A concorrência por aqui é que é desleal porque toda hora aparece um Roberto Jefferson", ironiza Caruso.

As inscrições para o salão irão até 15 de agosto. Quem se interessar poderá concorrer em quatro categorias: cartum (piada gráfica com temas universais e atemporais), charge (representação gráfica de um tema jornalístico da atualidade), caricatura (deformação gráfica reconhecível de personalidades) e tiras (arte gráfica seqüencial com enredo que se fecha em um formato padrão usualmente publicado em colunas de jornal. Mais informações no site (www.salaodehumordepiracicaba.com.br).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Salão Internacional de Humor de Piracicaba
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página