Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2005 - 20h41

Spielberg começa a rodar filme sobre atentado na Olimpíada de 1972

Publicidade

da Folha Online

O diretor Steven Spielberg já prepara seu próximo filme. Enquanto "Guerra dos Mundos" domina os cinemas, Spielberg já roda seu longa-metragem sobre os ataques do Mossad (serviço secreto israelense) a palestinos em retaliação à morte de 11 atletas judeus na Olimpíada de Munique em 1972.

O tema, para lá de polêmico, promete mexer com os brios de judeus e muçulmanos. Em 5 de setembro de 1972, terroristas árabes do Setembro Negro, ramificação da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), invadiram a vila olímpica na cidade alemã e renderam os atletas israelenses. Para libertá-los, exigiram a libertação de 250 palestinos que se encontravam presos em Israel.

O governo israelense decidiu não negociar com o grupo. Após uma investida malsucedida de forças alemãs sobre o grupo, os reféns foram mortos. Nos meses seguintes, o Mossad eliminou todos os terroristas envolvidos no episódio. É essa história que Spielberg quer contar.

Sabendo que é preciso extremo cuidado para abordar o assunto, o diretor tratou de consultar diversas personalidades do mundo da política. Entre elas, segundo o jornal "The New York Times", está o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

As filmagens devem acontecer em diversos países europeus e em Nova York. O papel do chefe do Mossad ficará com o ator australiano Eric Bana, 36, que atuou em "Tróia" e "Hulk". Daniel Craig, Marie-Josée Croze e Geoffrey Rush também estão no elenco. O filme ainda não tem título definido.

Com agências internacionais

Leia mais
  • "Guerra dos Mundos" domina bilheterias americanas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Steven Spielberg
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mossad

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página