Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2005 - 16h23

"Rainha da noite" paulistana inspira minissérie global sobre JK

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online

A próxima minissérie da Rede Globo irá contar a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1902-76). Mas o que a empresária Lilian Gonçalves, 56, proprietária de casas noturnas em São Paulo, tem em comum com o político que vislumbrou e transformou Brasília em realidade?

Após a morte do marido, a mãe de Lilian, dona Maria Gonçalves, mudou para a cidade na época da fundação, na esperança de conseguir uma vida melhor para os nove filhos.

João Wainer/FI
Lilian Gonçalves, dona da rede Biroska
Lilian Gonçalves, dona da rede Biroska
Mineira como o presidente da República, Maria foi logo indicada para trabalhar como empregada doméstica no Catetinho --residência provisória de JK. Na época, Lilian tinha apenas 5 anos e acabou conquistando a atenção do chefe político.

Essa história está no livro da empresária, "A Vida Brilhando em Neon", lançado em 1997. Graças a um bom amigo que leu o livro recentemente, a publicação foi parar nas mãos dos autores da trama, Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira.

"Ela [Maria Adelaide] acabou lendo, ligou para mim e, em seguida, a Globo já estava comprando os direitos autorais da obra", conta Lilian, que é proprietária da rede Biroska, um conglomerado de bares, restaurantes e casas de shows na rua Canuto do Val, em Santa Cecília, região central.

Apesar da pouca idade, a empresária lembra que costumava ficar no colo do presidente. "Meus irmãos e minha mãe contaram que ele tinha paixão por mim, vivia me dizendo que eu teria um futuro lindo e brilhante", diz. "Também lembro que ele usava sempre roupas em cor terra e adorava os pratos da minha mãe, como a galinha caipira feita em panela de ferro."

Entusiasmada com a história, a escritora Maria Adelaide Amaral criou dois personagens para a série-- um deles é a própria Lilian, o outro será baseado na história de sua mãe. Existe até a possibilidade de a empresária fazer uma participação como cantora.

Já em relação ao personagem principal JK, a autora revela apenas alguns detalhes. "Ele terá a cara que teve. Um homem otimista, bem-humorado, inquieto. Um homem de ação, um visionário", adianta Maria Adelaide.

As gravações da minissérie estão previstas para começar em outubro, e a atração deverá ser exibida somente no começo do ano que vem. No elenco estão José Wilker, Wagner Moura, Antonio Calloni, Alessandra Negrini, Deborah Falabella, entre outros.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Maria Adelaide Amaral
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página