Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2005 - 09h07

Quatro mostras simultâneas comemoram centenário da Pinacoteca do Estado

Publicidade

PEDRO IVO DUBRA
do Guia da Folha

Com a falta de grandes exposições no Museu de Arte de São Paulo (Masp), a Pinacoteca do Estado passou a ser a instituição de artes plásticas mais efervescente da cidade. Em 2005, ano em que o espaço completa cem aniversários, uma programação especial --que teve como primeira grande iniciativa a mostra de Henry Moore e deve contar também com exibições de Xul Solar, em setembro, e de Alexander Calder, em fevereiro de 2006, entre outros eventos-- tenta dar ainda mais alento ao rol de atrações. E, a partir de amanhã (dia 9), quatro exposições simultâneas dão seguimento às comemorações em torno do centenário.

"O Desenho Estampado: a Obra Gráfica de Evandro Carlos Jardim" é a maior mostra do artista septuagenário já realizada. As gravuras exibidas abrangem 45 anos de atividades, sempre tendo como mirada a cidade de São Paulo e as suas imediações.

Mais um veterano --desta vez, octogenário-- é tema de outra exposição, "Brasil e Brasileiros no Olhar de Thomaz Farkas". Oitenta imagens inéditas captadas em viagens empreendidas à Bahia, ao Pará e ao Amazonas, entre 1969 e 1974, são reveladas no projeto. Trata-se da primeira série em cor mostrada por Farkas.

As instituições museológicas paulistanas servem, por sua vez, de mote a uma das quatro individuais. "Museus de São Paulo, Desenhos de Paulo von Poser" homenageia lugares tais quais o Museu do Ipiranga e o MAC USP. A série de 18 obras é inédita.

Dentro de um projeto fixo, o Octógono de Arte Contemporânea, é exibida ainda a instalação "Percurso Ótico", de Carla Zaccagnini. Por meio de um jogo de espelhos, a criação da argentina transpõe a imagem da pintura "Saudade" (1899), de Almeida Júnior, obra que se encontra no andar superior.

Pinacoteca do Estado: Pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central, tel. 3229-9844. Ter. a dom.: 10h às 18h. Abertura 9/7. Até 14/8 ("Percurso Ótico") e 28/8 (demais mostras). Ingr.: R$ 4 (p/ estudantes: R$ 2, sáb.: grátis).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Pinacoteca do Estado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página