Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2005 - 15h02

Festival do Japão começa em São Paulo nesta sexta

Publicidade

da Folha Online

Uma viagem ao fascinante mundo da cultura japonesa. O 8º Festival do Japão, evento que faz parte das comemorações dos 97 anos de imigração japonesa no Brasil, começa no próximo dia 15 (sexta-feira) e vai até o dia 17 (domingo), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O Festival do Japão é considerado um dos maiores eventos de cultura japonesa do mundo, reunindo atrações como danças folclóricas, culinária típica das províncias japonesas, Cerimônia do Chá, exposição de arranjos florais (Ikebana), exposição de bonsai e orquídeas, workshops de dobraduras (origami) e caligrafia japonesa (shodô), shows, concurso Miss Festival do Japão, Artes Marciais e Área das Crianças.

A festa é organizada desde 1998 pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil), entidade que reúne as 47 associações de províncias japonesas sediadas no Brasil. O evento tem o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas, e também auxilia entidades e projetos assistenciais.

Programação

Divulgando as tradições orientais, a Associação de Ikebana do Brasil realizará a exposição "Magia do Ikebana", com demonstração de Ikebana, a arte japonesa de compor arranjos com galhos, flores, folhas e sementes, em espaço expositivo de 830 metros quadrados, na Praça da Cultura.

"Um arranjo de Ikebana deve ser apreciado como uma obra de arte, apenas com os olhos. E durante todo o evento, teremos professoras das escolas conveniadas explicando a história do Ikebana ao público", comenta a presidente da entidade, Emília Tanaka.

Os destaques da programação cultural, coordenada pelos voluntários da Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão), são a exposição de bonsai, orquídeas, cerâmica e artesanato; demonstração de Cerimônia do Chá; exibição de pipas japonesas (takô); exposição de Gô e Shogi (jogos japoneses) e caligrafia japonesa (shodô); atividades de poesia japonesa (haiku, haikai e tanka); workshops de dobraduras de papel (origami, kirigami), sumiê (pintura japonesa), oshibana (tecnica de flores prensadas) e shamisen (instrumento musical).

Culinária

Outro destaque do Festival do Japão é a culinária típica japonesa. Em 2005, a novidade da comissão organizadora é o aumento do número de kenjinkais (associações de províncias japonesas) que aderiram à festa (são 42 estandes), oferecendo maior opção de pratos típicos aos visitantes.

O coordenador Celso Nagayassu afirma que a idéia é atingir sucesso maior do que nos anos anteriores. "O público poderá apreciar pratos típicos que na sua maioria, não são ofertados nos restaurantes japoneses, pois são restritos à comunidade da província de origem."

Sushi, sashimi, yakisoba, harumaki (rolinho primavera), tempurá de sorvete, doces típicos, okonomiyaki (pizza japonesa), Houtou ("Sopa dos Samurais"), mochi (bolinho da prosperidade) e tempurás são alguns dos pratos preferidos pelo público, e amplamente consumidos. O cardápio exótico inclui pratos com carne de javali, avestruz, língua de boi e enguia.

Animê-Mangá

Todos os anos, é uma tradição do Festival do Japão escolher um tema principal. Em 2005, o tema escolhido é o "Animê-Mangá", arte que teve origem no Japão. Os animês (desenhos animados japoneses) e os mangás (desenhos em quadrinhos) são um misto de expressão artística e meio de entretenimento, divulgando as características da cultura japonesa no mundo inteiro, de forma ágil e lúdica.

O público vai participar de atividades gratuitas, oferecidas por diversas entidades e escolas especializadas. No auditório Animê-Mangá, o destaque é o lançamento mundial do animê "Kahei no Umi" (O Genial Capitão Japonês), trazido por Megumu Ishiguro, presidente do Estúdio Doga Kobo e convidado especial do festival, com realização do Consulado Geral do Japão e da Fundação Japão. Também serão exibidos filmes do diretor Leiji Matsumoto.

O coordenador da área de Animê e Mangá, Fausto Shiraiwa, acredita que as atividades vão cativar o público. "Minha expectativa não poderia ser melhor, ainda mais pela escolha do tema desse ano, que foi muito feliz. O mundo do animê e mangá é a porta de entrada de muitas pessoas à cultura japonesa e isso me felicita muito, por ver cada vez mais pessoas se interessarem por essa cultura tão rica e fascinante", explica.

Serviço
8º Festival do Japão
Data: 15, 16 e 17 de julho
Local: Centro de Exposições Imigrantes- rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulor ônibus gratuito no metrô Jabaquara
Ingressos: R$ 5 (meia-entrada para estudantes e idosos acima de 60 anos, entrada gratuita para crianças até 7 anos e idosos acima de 75 anos)
Horários: dia 15 das 12 às 20h, 16 das 10 às 20h, 17 das 10 às 18h
Site: www.festivaldojapao.com

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival do Japão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página