Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2005 - 17h19

Após desbancar "Harry Potter", "Eragon" chega ao Brasil

Publicidade

KARINA KLINGER
da Folha Online

Os leitores que não rejeitam uma boa obra de ficção, com pitadas de aventura e magia e boas colheradas cheias de histórias de dragões e cavaleiros corajosos, têm seus desejos atendidos em "Eragon", obra prevista para ser lançada em terras nacionais na última semana de agosto, pela editora Rocco.

Reprodução
Christopher Paolini, 20, autor de "Eragon"
Christopher Paolini, 20, autor de "Eragon"
O best-seller, conhecido lá fora por bater de frente com "Harry Potter", em 2004, ficou na lista dos livros mais vendidos nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Irlanda e na Austrália.

Magia também está presente nesta saga que conta a história de Eragon, um jovem fazendeiro de 15 anos, que, após encontrar uma pedra azul transportando uma cria de dragão, tem a vida mudada radicalmente. No decorrer da trama, ele se depara com um mundo novo, onde terá de desbravar terras perigosas e inimigos ocultos. Sua missão será alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros do Dragão ao lado de seu melhor amigo, o dragão Saphira com quem tem uma relação especial.

Escrito pelo norte-americano Christopher Paolini, 20, que levou a história de Eragon para o papel, quando tinha 15 anos, o livro superou as expectativas da editora Random House. Isso porque a obra, de autoria de um escritor desconhecido na época, chegou a um milhão de cópias seis meses após o seu lançamento em agosto de 2003. Sem contar que os seus direitos de publicação foram vendidos para mais de 37 países.

Reprodução
Capa do livro "Eragon" com o dragão Saphira
Capa do livro "Eragon" com o dragão Saphira
Recebido bem pela crítica especializada, "Eragon" chegou a ser comparado com os clássicos de escritor britânico J.R.R. Tolkien, criador da série "O Senhor dos Anéis" --que virou filme de sucesso em Hollywood.

Assim como Tolkien, Paolini também gosta de exagerar no número de personagens, o que torna, em princípio, a leitura complexa, mas com o desenrolar do texto, o problema desaparece por causa da fluidez da linguagem. "Eragon", é, na verdade, o tipo de leitura cheia de detalhes e suspense que força o leitor a começar um novo capítulo, mesmo que o sono aperte.

Apaixonado pelo gênero ficção, Paolini revelou em entrevistas aos jornais norte-americanos que "Eragon" nasceu para ser um filme, mas acabou, acidentalmente, virando um livro. Para o jovem escritor, escrever as aventuras deste herói foi fácil, pois a idéia e o roteiro estavam claros em sua mente.

A parte mais torturante para ele foi a edição. "Descobri que editar é realmente outra palavra para o ato de alguém, impiedosamente, com um grande sorriso, desfazer o seu trabalho, dizendo a todo o momento que isso vai tornar o livro muito melhor. E tornou, embora tenha sido como se tivessem espetado lascas de bambu em brasa diretamente nos meus olhos", brinca ele, que foi buscar inspiração na história dos escandinavos.

Apesar de o livro ter uma espécie de bruxinha amigável, a sábia Angela --nome inspirado na irmã do autor-- Paolini não gosta de comparações com o seu suposto concorrente, o bruxinho Harry Potter. Segundo Paolini, a obra de J. K. Rowling é maravilhosa, mas ele garante que escreveu "Eragon" antes de ler as publicações da colega britânica.

Na época em que chegam às livrarias brasileiras "Eragon", os americanos se deparam com o novo livro de Paolini, "Eldest" -- a continuação de sua obra.

Aventura na telona

Assim como aconteceu com a trilogia de Tolkien e com Harry Potter, "Eragon" ganhará uma versão no cinema. O filme, dirigido por Stefen Fangmeier, um especialista em efeitos especiais, cujo trabalho mais recente é "Desventuras em Série", começará a ser filmado em um estúdio em Fót, próximo a Budapeste. Além disso, para criar o clima de magia que envolve cavaleiros e dragões, a produção terá locações no leste da Hungria.

O roteiro é de Peter Buchman. O orçamento ultrapassa os US$ 100 milhões. O longa está previsto para estrear em junho de 2006.

Leia mais
  • Livraria canadense rompe embargo e vende novo Harry Potter
  • Terceiro livro sobre a saga do clã MacLachlan chega às lojas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Harry Potter"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página