Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2005 - 21h13

Análise: Ranking da Billboard mostra força do country nos EUA

Publicidade

JULIANO DE SOUZA
Colaboração para a Folha Online

Ultimamente, o gosto musical dos americanos tem sido o mais heterogêneo possível. Depois de três semanas liderando a parada de álbuns mais vendidos nos EUA, o Coldplay cedeu o trono para a música rural americana: o cantor country George Strait entrou direto no primeiro lugar com o álbum "Somewhere Down in Texas".

Parece que os americanos saíram do estado alfa em que estavam, quando deixaram uma banda inglesa liderar a lista dos mais vendidos, e agora decidiram voltar a suas raízes, colocando no topo um estilo criado por eles no final da década de 20. Seja por uma vertente mais purista ou mais moderna, a música country continua tendo força na terra do Tio Sam.

Outro fato curioso: os Backstreet Boys não só caíram, como despencaram para a 15ª posição com o álbum "Never Gone". Quando o BSB (parece sigla de banco falido) foi lançado em 1997, os garotos deveriam ter por volta de seus 15 ou 16 anos e começaram a fazer sucesso, com a preocupação de cantar, encantar suas fãs e fazer o passo certo em suas coreografias --poderiam ter pedido umas aulas ao tio Michael.

Mais mico que isso, só mesmo ver seu mais recente álbum cair como meteoro na parada. Deveriam ter seguido o exemplo de "los hermanos" precursores das boys bands, o Menudo: sair do grupo quando atingisse idade considerada "madura" pelos produtores do quinteto de Porto Rico.

Os "garotos" do BSB deveriam pensar em escolher outra profissão --
produtor, engenheiro, advogado, modelo e ator-- ou ingressar na carreira solo, como fez bem Justin Timberlake. Se bem que um dos integrantes do
grupo --Nick Carter-- lançou um álbum pífio que foi um fiasco de vendas.

Para conhecimento, o disco não ficou sequer três semanas na lista dos mais vendidos no EUA. Só no Brasil fez relativo sucesso. Vai entender.

O jornalista Juliano de Souza, 29, é animador cultural e atualmente trabalha no Sesc Vila Mariana, em São Paulo

Leia mais
  • Cantor dos Backstreet Boys fará tratamento por abuso de álcool
  • Backstreet Boys quebram jejum de 5 anos e lançam CD

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ranking da Billboard
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página