Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2005 - 09h12

Grupo polonês abre hoje 23º Festival de Dança de Joinville

Publicidade

da Folha Online

A tradição do balé clássico, a ousadia do moderno, as experimentações dos movimentos contemporâneos, o suingue do jazz, o ritmo preciso do sapateado e a expressão da dança de rua e das danças populares entram hoje em cena no palco do Centreventos Cau Hansen, em Joinville. Isso porque começa hoje em Santa Catarina, e segue até dia 30 de julho, o mais importante festival de dança do país, que reúne na 23ª edição mais de 4,5 mil participantes e espera público de 50 mil pessoas.

Divulgação
Cena do espetáculo do grupo Mazowsze
Cena do espetáculo do grupo Mazowsze
No programa, quase uma maratona, há apresentações em mostras, cursos, workshops, palestras, debates, feiras e espetáculos de referência no Brasil e exterior. Este ano, as principais atrações são o Mazowsze - Balé Nacional da Polônia, que abre o Festival, e a Raça Cia de Dança, destaque da Noite de Gala, em 25 de julho.

O Festival reúne grupos de 16 Estados do Brasil (196 grupos e de 255 coreografias) e também da Argentina, que se dividem em mostras competitivas, mostras profissionais e uma intensa programação didática com professores renomados. São 38 cursos e três workshops num total de 1.819 vagas.

Além das oito noites de mostra competitiva, o evento também promove o Meia Ponta - Mostra Competitiva, com três tardes para as apresentações infantis. Além daa Mostra de Dança Contemporânea, com grupos profissionais convidados. Durante o dia, o Festival promove os ensaios e a programação didática e, à noite, as apresentações.

Especiais

As Noites Especiais já fazem parte da história do Festival de Dança de Joinville. Todos os anos, duas noites são reservadas para companhias e grupos profissionais do Brasil e do exterior.

A noite de abertura e a Noite de Gala têm como conceito didático a apresentação de um espetáculo profissional que seja referência na técnica, arte e produção. Este ano, o folclore e o jazz são os gêneros em destaque nestas noites.

O Mazowsze - Balé Nacional da Polônia é a atração da noite de abertura, hoje, às 20h. O grupo polonês, um dos mais prestigiados do mundo na arte da dança folclórica, se destaca por integrar corpo de baile, coro e orquestra desde 1948. São 90 integrantes que vêm ao Brasil para apresentar um espetáculo inspirado em danças e cantos de 39 regiões etnográficas da Polônia.

Na Noite de Gala, 25 de julho, às 20h, a Raça Cia de Dança, grupo de São Paulo, que se profissionalizou durante sua trajetória como participante do Festival de Joinville, apresentará duas coreografias de sucesso: "Novos Ventos" e "Caminho da Seda".

Sob a direção artística de Roseli Rodrigues, a Raça retorna ao palco do Centreventos para interpretar uma coreografia sobre o outono e outra inspirada no intercâmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o "Festival de Dança de Joinville"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página