Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2005 - 17h47

Bruxelas homenageia Tintin, herói preferido dos belgas

Publicidade

da France Presse, em Bruxelas

Corridas de carros construídos por crianças, exposições, debates e festa à fantasia são algumas das atividades do primeiro Festival Tintin, que começa amanhã em Bruxelas em homenageia ao personagem, herói preferido dos belgas.

Traduzidas para 60 idiomas e com mais de 200 milhões de exemplares vendidos, as aventuras de Tintin, personagem criado há 76 anos, são obra de Georges Remi, ou Hergé, que se tornou "o maior embaixador de sua cidade natal", segundo os organizadores do festival. Por isso, entre amanhã e o dia 23, Bruxelas mostrará seu perfil de "capital dos quadrinhos" em um festival que fará delirar os fãs de Tintin de todas as idades.

Nick Rodwell, marido da viúva do desenhista belga e administrador da Fundação Hergé, que cuida de sua obra, quer tornar o festival um grande evento itinerante.

"Se for um sucesso, haverá pedidos de todas as partes. A idéia é organizar um Festival Tintin a cada dois anos, na Bélgica ou no exterior", explicou Rodwell recentemente a um jornal belga.

Será inaugurado amanhã um grande mural de Tintin, de Milu e do capitão Haddock perto da grande praça de Bruxelas e da célebre estátua do Manneken Pis, símbolo da cidade.

Na quinta-feira, dia da festa nacional belga, as crianças poderão passear pelas ruas de Bruxelas com carrinhos construídos em casa, imitando Quick e Flupke, outras duas criações de Hergé.

Um carro de bombeiro inglês, carros da época, um foguete, um avião, uma moto dos anos 30 e uma série de veículos motorizados usados por Tintin serão expostos no Palácio de Justiça.

Para sexta-feira, está prevista uma festa à fantasia com personagens criados pelo desenhista belga (1907-1983) em um grande hotel do centro de Bruxelas. No encerramento, sábado, os fãs de Tintin participarão de uma convenção com debates e conferências, em que se discutirá desde a criação dos personagens até a dificuldade de tradução das obras.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Tintin
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página