Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2005 - 09h05

Com "Terra dos Mortos", veterano diretor George A. Romero volta às telas

Publicidade

CHRISTIAN PETERMANN
do Guia da Folha

Passaram-se 12 anos desde "A Metade Negra", o último filme com lançamento comercial do veterano mestre do terror George A. Romero, e quase 20 desde que o cineasta tratou pela última vez de sua principal marca, os zumbis. Com "Terra dos Mortos", que estréia hoje nos cinemas, Romero dá continuidade à (até então) trilogia iniciada pelo clássico em preto-e-branco "A Noite dos Mortos-Vivos" (68). Agora, o ser humano é minoria, acuado ante hordas de devoradores de carne.

O filme não está muito preocupado em pregar sustos. Fiel ao seu passado contracultural, Romero escreveu um roteiro com ligeiro comentário social. Os sobreviventes se dividem entre uma elite alienada, que se isola no paramentado prédio do milionário Kaufman (Dennis Hopper), e a plebe rude das ruas, liderada pelo rebelde Cholo (John Leguizamo) e pelo temperado Riley (Simon Baker). O ataque à classe dominante virá tanto dos miseráveis quanto dos mortos, que passam a ter um líder (Eugene Clark) e uma comunicação primária.

O horror do entrecho se torna intenso justamente por sua dimensão "realista". Os zumbis não assustam como antigamente. Já o estado animal a que o ser humano pode chegar, esse sim, é aterrador.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cineasta George A. Romero

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página