Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2005 - 10h36

Walter Salles filmará "On the Road", clássico da geração beatnik

Publicidade

da Folha Online

Agora é definitivo: "On the Road", a obra símbolo da geração beatnik, vai virar filme. Após uma longa negociação, Francis Ford Coppola cedeu os direitos do livro de Jack Kerouac para Walter Salles, que contará com parte da equipe de "Diários de Motocicleta", seu road-movie sobre Ernesto Che Guevara.

EFE
Walter Salles contará com parte da equipe de "Diários"
Walter Salles contará com parte da equipe de "Diários"
A produtora de Coppola, American Zoetrope, detém os direitos da obra desde 1979. Segundo o diretor de "O Poderoso Chefão", houve muitos interessados no romance em todos esses anos.

"O livro é difícil de ser adaptado para a tela. Até agora, não havíamos encontrado a combinação certa de diretor e roteirista para fazê-lo", disse Coppola, que atuará como produtor executivo do filme ao lado de Robert Rock e John H. Williams, informa o site Hollywood Reporter.

A "combinação certa" é Walter Salles, diretor de "Diários de Motocicleta" e do recém-estreado no Brasil "Água Negra", e Jose Rivera, com quem Salles trabalhou em "Diários". Da equipe deste último filme vem ainda a produtora, Rebecca Yeldham.

AP
Livro é narrado pelo alter-ego de Jack Kerouac (foto)
Livro é narrado pelo alter-ego de Jack Kerouac (foto)
"On the Road", publicado em 1957, foi um marco do movimento beat. O livro é narrado pelo alter-ego de Kerouac, Sal Paradise, cujo impulso vital eram pôr o pé na estrada e ver a América. Nessa jornada, ele pega carona, sobe em trens, conhece outros viajantes, luta por comida e explora temas como liberdade e nostalgia. Seu grande companheiro na vida real, Neal Cassady (autor de "O Primeiro Terço"), também ganha seu personagem. No livro, ele é Dean Moriarty.

"'On the Road' é um livro fundamental, que deu voz a toda uma geração, mostrando sua fome por experiências, má vontade para aceitar verdades impostas e insatisfação com o status quo", afirmou Salles. "É tão atual hoje como foi quatro décadas atrás." A escalação do elenco está prevista para começar em 2006.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Walter Salles embarca no horror japonês na estréia em Hollywood

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Jack Kerouac
  • Leia o que já foi publicado sobre Walter Salles
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página