Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2005 - 11h27

Morre músico da Nueva Trova cubana Noel Nicola

Publicidade

da EFE, em Havana

O compositor e cantor Noel Nicola, um dos músicos fundadores do movimento da Nueva Trova cubana, morreu em Havana aos 58 anos de idade, informaram nesta segunda-feira meios de imprensa.

Os principais meios de comunicação cubanos destacam a notícia da morte do artsita, ocorrida ontem à noite, do artista.

Fundador, primeiro presidente e um dos maiores expoentes da Nueva Trova, Nicola escreveu mais de 350 canções. É autor de composições como "Para una imaginaria María del Carmen", "Comienzo el día y otras" e "Diciembre tres y cuatro", além de compositor de música infantil, para cinema, teatro, séries de televisão e orquestrações, e musicou poemas.

Nicola, nascido em Havana em 7 de outubro de 1946, cresceu em uma família de músicos. Seu pai, Issac, foi um reconhecido professor e violonista, e sua mãe era violinista.

O músico compôs suas primeiras canções aos 13 anos e seu primeiro recital em público teve como palco a instituição cultural "Casa de las Américas", acompanhado dos cantores Silvio Rodríguez e Pablo Milanes, em 1968.

Um ano mais tarde, integrou o Grupo de Experimentação Sonora do Instituto Cubano de Arte e Indústrias Cinematográficos (ICAIC), onde ampliou sua formação musical nas oficinas dadas por Leo Brower, Federico Smith e Juan Elósegui.

A obra de Noel Nicola foi incluída em várias antologias e monografias; representou Cuba em importantes palcos internacionais e realizou turnês por mais de 30 países da Europa, América e África.

Ao longo de sua carreira artística obteve diversos prêmios e distinções e as ordens "Alejo Carpentier", "Pela Cultura Cubana" e a "Félix Varela de Primeiro Grau", as mais importantes concedidas pelo Governo da ilha às personalidades da cultura e da arte.

Leia mais
  • Morre o cantor cubano Ibrahim Ferrer, do Buena Vista Social Club

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre música cubana
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página