Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2005 - 10h49

Mediterrâneo é tema da Mostra Sesc de Artes

Publicidade

da Folha Online

Começa nesta quinta-feira (18) e vai até o dia 28 a Mostra Sesc de Artes, que nesta edição tem como tema o Mediterrâneo. Na programação, artes visuais, literatura, moda, gastronomia, música, cinema, teatro e dança, entre outras expressões culturais, que poderão ser vistas em todas as unidades do Sesc da capital e do ABC.

Os eventos trazem o universo cultural dos países banhados pelo mar Mediterrâneo e das nações que receberam essa influência. Serão 163 grupos convidados (62 internacionais e 101 nacionais) de 18 países de três continentes (África, Ásia e Europa).

Parte dos eventos tem entrada gratuita. Além de apresentações, workshops, oficinas e palestras, haverá o seminário "Fronteiras do Mediterrâneo: Tecendo Culturas, Memórias e Identidades", com pensadores do Brasil e do exterior.

Para os ouvidos, os shows vão do tradicional ao moderno. Entre as 27 atrações musicais, estão espetáculos de flamenco, jazz, raï (gênero nascido na Argélia), gnawa (música de transe hipnótico da região do Marrocos), jazz e rock, entre outros.

A Orquestra Mediterrânea, com apresentação criada especialmente para o evento, traz músicos do Marrocos, Grécia, Turquia e Espanha sob regência e composição dos brasileiros Carlinhos Antunes, Lívio Tragtenberg e Magda Pucci. Outros destaques são o percussionista egípcio Hossam Ramzy, que terá a companhia de João Bosco em sua performance, o argelino Rachid Taha (fusão de raï, rock e tecno) e o grupo espanhol Macaco, com sua fusão de flamenco, reggae, rumba, funk, hip hop e rock.

A mostra terá também 17 filmes, que serão exibidos no CineSesc. "Lavoura Arcaica", de Luis Fernando Carvalho, será o único representante brasileiro. Os destaques internacionais são o ítalo-argelino "A Batalha de Argel" (melhor filme pela crítica internacional no Festival de Veneza de 1966 e indicado ao Oscar em 1969), o francês "Exílios" (melhor diretor no Festival de Cannes de 2004), o franco-italiano "Gente da Sicília" e o português "Um Filme Falado".

Para os amantes da literatura estão programados diversos eventos, como o recital de poesias "Solano Trindade, o Poeta Viajante", mediado pelo jornalista Jorge Vasconcellos, conversas entre autores e o público, e as "Tendas Literárias - Encontros e Pensares", que reunirão escritores e pensadores num encontro informal para discutir o Mediterrâneo e suas relações históricas e culturais com o Brasil.

Já a programação teatral terá cinco companhias nacionais e cinco estrangeiras --entre grupos da França, Marrocos, Espanha, Portugal e Itália--, enquanto a de dança, com 13 espetáculos, terá seis apresentações de grupos estrangeiros e sete de brasileiros.

A partir do dia 18, a programação completa estará disponível no site do Sesc São Paulo (www.sescsp.org.br). De 24 de agosto a 12 de setembro, parte da programação da mostra percorre mais de 75 cidades do Estado de São Paulo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Mostra Sesc de Artes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página