Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2005 - 09h06

CCBB faz retrospectiva do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski

Publicidade

SANDRO MACEDO
do Guia da Folha

A partir de terça, dia 23, o CCBB faz justa homenagem ao cineasta polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996), que morreu no auge da carreira, vítima de um ataque cardíaco.

Kieslowski precisou de apenas dois projetos para inscrever seu nome entre os diretores mais talentosos de sua geração e merecer reconhecimento mundial: o "Decálogo" (88), composto por dez episódios produzidos pela televisão polonesa que fazem de maneira singular uma metáfora dos Dez Mandamentos da Bíblia; e o conjunto de três filmes que ficou conhecido como trilogia das cores (formado por "A Liberdade É Azul", de 93, "A Igualdade É Branca" e "A Fraternidade É Vermelha", ambos de 94).

A retrospectiva traz, ao todo, 20 filmes (considerando que o "Decálogo" valha por dez), incluindo preciosidades do começo da carreira do diretor --que chegou a ser perseguido pela censura polonesa nos anos 80--, como "O Amador" (79), "O Acaso" (81) e "Sem Fim" (85), títulos inéditos em vídeo no Brasil.

Na terça, depois da apresentação da trilogia das cores, o evento promove um debate com a presença da jornalista Neusa Barbosa. Bom aperitivo para o "Decálogo", que começa a passar apenas no dia 31.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cineasta Krzysztof Kieslowski

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página