Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2005 - 17h26

Ivan Lins e Djavan entram na disputa do 6.º Grammy Latino

Publicidade

da EFE, em Los Angeles

Ivan Lins e Djavan são os nomes brasileiros na disputa pelo 6.º Grammy Latino. A lista dos concorrentes foi divulgada hoje no clube The Music Box, em Hollywood. Neste ano os artistas brasileiros marcaram presença no principal prêmio mundial da música hispânica, em três categorias.

Ivan Lins concorre na categoria Álbum do Ano com seu disco Cantando Histórias (EMI). Já Djavan disputa o Grammy na categoria de Melhor Álbum de Cantor Compositor, com o CD "Vaidade", lançado por seu selo Luanda Records.

Entre os concorrentes ao prêmio de Melhor Álbum de Música Clássica figura também um grupo brasileiro, a orquestra de Câmara Ri Strings, idealizada por David Chew, violoncelista inglês radicado no Brasil. Concorre com o disco "Fantasia Brasileira", lançado pela gravadora Biscoito Fino.

Indiretamente, o Brasil aparece com a indicação de Jorge Drexler pela canção "Al Otro Lado Del Rio", que conquistou o Oscar de melhor canção do ano como música tema do filme "Diários de Motocicleta", dirigido pelo cineasta brasileiro Walter Salles.

A cantora espanhola Bebe conquistou o maior número de indicações. A jovem estreante aspira a um total de cinco dos prêmios considerados os principais da música hispânica, com seu primeiro sucesso, "Pafuera Telarañas".

Bebe concorre ao prêmio como melhor gravação do ano, álbum, canção, artista revelação, além de melhor álbum pop feminino.

Junto com a cantora espanhola, outra jovem intérprete norte-americana, JD Natasha, obteve em seus 18 anos um total de três indicações. O mesmo número de indicações obtidas nesta edição por veteranos como o porto-riquenho Marc Anthony, o colombiano Juanes e o porto-riquenho Obie Bermúdez. Natasha concorre ao prêmio de melhor artista revelação do ano, melhor álbum de rock solo e melhor canção de rock.

Na lista que contempla 43 categorias estão artistas como o espanhol Alejandro Sanz, o porto-riquenho Daddy Yanquee, o mexicano Aleks Syntek, o dominicano JuanLuis Guerra, o colombiano Carlos Vives, os mexicanos de Molotov e o argentino Fito Paez, entre outros.

A Academia Latina de Artes e Ciências Discográficas, que outorga o Grammy pelo sexto ano consecutivo, informou que foram apresentadas mais de 4 mil gravações em um processo de seleção que dur ou sete meses.

A lista dos ganhadores será divulgada em cerimônia no próximo dia 3 de novembro, no auditório Shrine de Los Angeles.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Grammy Latino
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página