Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2005 - 10h18

Começa em São Paulo 16º Festival Internacional de Curtas-Metragens

Publicidade

da Folha Online

Começa nesta quinta-feira (25) e segue até dia 3 de setembro, em sete cinemas da cidade (veja abaixo), o 16º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Ao todo, serão exibidas 430 produções --selecionadas entre mais de dois mil inscritos.

Além de SP, haverá apresentações itinerantes em outras cidades, durante a semana seguinte ao festival (Campinas e São Carlos, no interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre).

O evento, patrocinado há cinco anos pela Petrobras, recebeu produções dos cinco continentes e mais de 60 países (55 deles estão no Festival). Para melhor localizar o espectador, ele é dividido categorias: Internacional, Latino, Brasil, Olhar, Foco, Especiais e Mix --a programação completa está disponível no site www.kinoforum.org.br/curtas/2005.

Para a Internacional, a mais concorrida, foram selecionados 70 curtas. A maior parte das produções selecionadas são sucessos de público e de crítica, tendo sido inscritas e premiadas nos principais festivais do mundo dedicados ao formato curta.

Incluem-se os ganhadores do Oscar de Melhor Animação, a Palma de Ouro de Cannes, o Grand Prix Nacional e o Prêmio do Público de Clermont Ferrand, o ganhador do Urso de Ouro da Berlinale, Melhor Experimental de Vila do Conde, entre outros

A Mostra Latino-americana, por sua vez, abre seu espaço para produções realizadas ou finalizadas em vídeo --são 33 trabalhos. O México, com 13 curtas, 12 ficções e uma animação selecionadas, aparece com o maior número de trabalhos. Da Argentina vêm nove curtas, sete ficções, um experimental e uma animação. Chile, Colômbia, Cuba, Peru e Uruguai comparecem com dois filmes cada. O Equador, por fim, tem um representante.

Pela seção Formação do Olhar, criada na 13ª edição do festival, há programa de debates e exibições composto por trabalhos realizados em oficinas que utilizam o audiovisual como instrumento de inclusão. Neste ano serão apresentados trabalhos de sete Estados do país: são 22 vídeos produzidos em 17 Oficinas de produção audiovisual, e nove produções independentes de sete núcleos de jovens formados nessas mesmas oficinas. São trabalhos de todos os gêneros e, como em 2004, há destaque para a ampla produção documental.

Na Foco (Por um Fio), o objetivo é refletir sobre a mudança que os meios de comunicação provocam na vida. Foram escolhidos 19 curtas, de dez países, que propõem um debate sobre o uso da comunicação midiatizada: suas vantagens, contradições, perigos e resultados na rotina de um mundo cada vez menor.

Os Programas Especiais são o espaço reservado pelo festival a diversas reflexões sobre o curta metragem, no formato de retrospectivas e programas temáticos. O Festival Mix, por fim, parceiro do Festival Internacional de Curtas desde 2000, pretende mostrar a contribuição do cinema GLBT para o formato do curtametragem, e vice-versa.

CINEMAS QUE RECEBEM O FESTIVAL

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
Avenida Europa, 158. Tel: 0/xx/11/3062-9197
CINESESC
Rua Augusta, 2.075 - Tel: 0/xx/11/3082-0213
ESPAÇO UNIBANCO DE CINEMA
Rua Augusta, 1.470 - Tel: 0/xx/11/3288-6780
CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
Rua Vergueiro, 1.000 - Tel: 0/xx/11/3277-3611
SALA CINEMATECA
Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Tel: 0/xx/11/5084-2177
CINUSP PAULO EMÍLIO
Rua do Anfiteatro, 181, favo 4, Colméia
Cidade Universitária - Tel: 0/xx/11/3091-3540
FUNDAÇÃO ARMANDO ÁLVARES PENTEADO - FAAP
Rua Alagoas, 903 - Tel: 0/xx/11/3662-1662

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival Internacional de Curtas-Metragens de SP

    Sites relacionados
  • Veja a programação completa no site oficial do Festival
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página