Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/09/2005 - 16h23

Mostra no Rio relembra a história do ator Paulo José no cinema

Publicidade

da Folha Online

Para comemorar as quatro décadas do ator Paulo José no cinema, o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, abre na próxima terça, dia 6, uma mostra com mais de 30 produções que têm o ator no elenco. A programação incluiu uma série de curtas-metragens, filmes e documentários.

Nascido em Bagé, no Rio Grande do Sul, o ator estreou no cinema na pele de um padre no filme "O Padre e a Moça", de Joaquim Pedro de Andrade. Depois vieram "Macunaíma", também de Joaquim Pedro de Andrade, "Todas as Mulheres do Mundo", de Domingos de Oliveira, "O Homem Nu", de Roberto Santos, "O Rei da Noite", de Hector Babenco, "As Amorosas", de Walter Hugo Khouri, "Dias Melhores Virão", de Cacá Diegues, entre outros.

No dia 13, o ator estará dando uma palestra no local.

Veja abaixo a programação com os filmes:

Na Sala de cinema:

"Benjamin"
De Monique Gardenberg (Brasil, 2004).
Com Paulo José, Cléo Pires, Danton Mello, Chico Díaz, Guilherme Leme e Nelson Xavier. A história de uma paixão perigosa em dois tempos, separados por um lapso de 30 anos.
Dias 6 e 8

"Cassy Jones, o magnífico sedutor"
De Luís Sérgio Person (Brasil, 1972).
Com Paulo José, Sandra Bréa, Sônia Clara, Glauce Rocha, Suzana Gonçalves, Hugo Bidet, Grande Otelo e Carlos Imperial. Cassi Jones, incansável e incorrigível sedutor, busca a mulher da sua vida.
Dia 6
Na sala de vídeo: dias 8 e 11

"Ilha das flores"
De Jorge Furtado (Brasil, 1989) - curta-metragem
Com narração de Paulo José. A partir da trajetória de um simples tomate, desde a sua plantação até ser jogado depois de utilizado na cozinha, este curta experimental escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades. Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo.
Dias 6 e 8.

"As amorosas"
De Wallter Hugo Khouri (Brasil, 1968).
Com Paulo José, Jacqueline Myrna, Lílian Lemmertz, Anecy Rocha, Stênio Garcia e Newton Prado. Marcelo, um estudante universitário, vive da ajuda de amigos e da irmã. Sua vida amorosa intensa não o impede de se aprofundar no caos.
Dias 6 e 10.

"Faca de dois gumes"
De Murilo Salles (Brasil, 1989)
Com Paulo José, Marieta Severo, José de Abreu, José Lewgoy, Flávio Galvão, Pedro Vasconcelos e Paulo Goulart. Jorge Bragança, um advogado famoso, de família ilustre, marido apaixonado, descobre que sua mulher está lhe traindo com seu sócio e melhor amigo.
Dias 7 e 9.

"Gaudêncio, o centauro dos pampas"
De Fernando Amaral (Brasil, 1971).
Com Paulo José, Dina Sfat, José Lewgoy, Angelito Mello e Joel Vaz. Uma quadrilha arma um roubo numa pequena cidade do interior gaúcho, contratando dois bandidos da cidade grande que se deparam com um coroinha e um garçom que têm poderes extraordinários por terem sido cobaias de um cientista louco.
Dias 7 e 9.

"Morte" - curta-metragem
De José Roberto Torero (Brasil, 2002).
Com Laura Cardoso e Paulo José. Um casal prepara-se para a "grande viagem", arrumando tudo nos mínimos detalhes.
Dias 7 e 11.

"Todas as mulheres do mundo"
De Domingos de Oliveira (Brasil, 1966).
Com Paulo José, Leila Diniz, Flávio Migliaccio, Joana Fomm, Ivan de Albuquerque, Isabel Ribeiro e Fauzi Arap. Envolvente comédia de costumes que relata a trajetória de Paulo, que vive paquerando as belas mulheres das praias cariocas. Até que ele encontra a mulher dos seus sonhos e precisa tomar uma importante decisão: largar a vida antiga e tornar-se um monógamo.
Dias 7, 11.
Na sala de vídeo: dias 14 e 17

"A difícil viagem"
De Geraldo Moraes (Brasil, 1983).
Com Paulo José, Zaira Zambelli, Venerando Ribeiro e Roberto Bonfim. Depois de perder seu pai e ficar desempregado, Evandro, um engenheiro com formação no exterior, resolve dar uma virada na sua vida e se embrenha na mata do Araguaia, onde vive o confronto de sua formação urbana e intelectual em contraste com a realidade simples do interior.
Dias 8 e 11.

"O rei da noite"
De Hector Babenco (Brasil, 1975).
Com Paulo José, Marília Pêra, Vick Militello, Isadora de Farias, Cristina Pereira, Yara Amaral, Márcia Real e Emilio Fontana. A história da vida de Tezinho, da infância à velhice. Suas experiências amorosas, a sobrevivência dele em São Paulo, a vida boêmia nas noites de tangos e cabarés, e os rumos finais da sua vida.
Dias 8 e 11.

"O mentiroso"
De Werner Schünemann (Brasil, 1988).
Com Paulo José, Angel Palomero, Lila Vieira, Vicente Barcelos, Xala Felippi, Patrícia Travassos, Sérgio Mamberti e José de Abreu. A amizade entre quatro homens quase é abalada quando um deles é convidado para trabalhar em outra cidade, mas os outros três resolvem ir juntos.
Dia 9.
Na sala de vídeo: dia 10.

"Amor!" - curta-metragem
De José Roberto Torero (Brasil, 1994).
Com narração de Paulo José, o filme traça um divertido, mas amargo panorama das muitas diferentes visões que se pode ter deste sentimento que ocupa tantos corações e mentes.
Dias 9 e 14.

"Macunaíma (Cópia restaurada)"
De Joaquim Pedro de Andrade (Brasil, 1969).
Com Grande Otelo, Paulo José, Jardel Filho, Dina Sfat, Milton Gonçalves, Rodolfo Arena e Joana Fomm. A jornada de Macunaíma, um herói preguiçoso, safado e sem caráter. Ele nasce na selva e de preto vira branco, deixa o sertão com os irmãos e vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando de vilões milionários a policiais.
Dia 10.

"O casal dos olhos doces" - curta-metragem
De Felipe Rodrigues (Brasil, 2002).
Com Paulo José, Giulia Gam, Joaquim Assis e Duaia Assumpção. Seis personagens giram em torno de um tema oculto.
Dias 10 e 13.

"Como vai, vai bem?"
De Grupo Câmara (Valquíria da Paz, Alberto Salvá, Carlos Alberto Camuyrano, Daniel Chutoriansky, Paulo Veríssimo, Carlos Alberto de Abreu (Brasil, 1968).
Com: Paulo José, Flávio Migliaccio, Irma Álvarez, Yolanda Cardoso, Hugo Carvana e Chacrinha. Paulo José e Flavio Migliaccio vivem em 8 episódios, inesquecíveis contos na cidade do Rio de Janeiro do final dos anos 60.
Dias 13 e 17.

"Edu, Coração de Ouro"
De Domingos de Oliveira (Brasil, 1967).
Com Paulo José, Leila Diniz, Amilton Fernandes, Joana Fomm, Norma Bengell, Maria Gladys e Ziembinski. As aventuras e desventuras amorosas de Edu, um jovem carioca sonhador que ama a vida e as mulheres e se recusa a aceitar o que a sociedade manda. A história tem como cenário o Rio de Janeiro no final dos anos 60.
Dias 13 e 15.

"Outras estórias"
De Pedro Bial (Brasil, 1999).
Com Paulo José, Giulia Gam, Márcia Bechara, Sílvia Buarque, Antônio Calloni, Guido Campos Correia, Cacá Carvalho, e Enrique Díaz e Juca de Oliveira. Cinco histórias baseadas em contos de Guimarães Rosa, passadas em uma cidadezinha do interior de Minas Gerais.
Dia 14.
Na sala de vídeo: dia 17.

"A culpa"
De Domingos de Oliveira (Brasil, 1971). Com Paulo José, Dina Sfat, Nelson Xavier, Rubens Abreu, Adolfo Arruda, Leônidas Bayer, Sérgio Britto, Dudu Continentino, Raimundo Oliveira, José Roberto e Eugênia Tavares. Dois irmãos matam o pai, auxiliados pelo namorado da irmã.
Dias 14 e 16.

"Bebel, Garota Propaganda"
De: Maurice Capovilla (Brasil, 1967).
Com Rossana Ghessa e Paulo José. Bebel, uma jovem pobre e bonita, é contratada por um promotor de vendas para ser o símbolo de um novo sabonete. Quando a campanha acaba, ela luta para reconquistar o sucesso, enfrentando as cantadas dos homens da publicidade.
Dias 14 e 16.

"Dias Melhores Virão"
De Cacá Diegues (Brasil, 1989).
Com Marília Pêra, Paulo José, Zezé Motta, José Wilker, Rita Lee e Paulo César Peréio. Maryalva é uma dubladora que sonha em se tornar uma estrela de Hollywood. Em seus devaneios, ela conversa com o fantasma de um namorado morto e a estrela da comédia americana a qual ela dubla.
Dia 15.
Na sala de vídeo: dia 16.

"Policarpo Quaresma, herói do Brasil"
De Paulo Thiago (Brasil, 1998).
Com Paulo José, Giulia Gam, Chico Díaz, Bete Coelho, Ilya São Paulo, Antônio Calloni, Othon Bastos e Fernando Eiras. O major Policarpo Quaresma é um sonhador, um visionário que ama o seu país e deseja vê-lo tão grandioso quanto acredita. Para tanto, está disposto a tudo, até ao sacrifício da própria vida.
Dias 15 e 18.

"Os Moradores da rua Humboldt"
De Luciano Moura (Brasil, 1992).
Com Paulo José, Pedro Cardoso e Rosamaria Murtinho. A história de uma numerosa família onde cada um desenvolve uma estranha ocupação.
Dia 16.

"Shazan, Xerife e cia" - série de TV
De Gonzaga Blota e Reynaldo Boury (Brasil, 1972).
Com Paulo José e Flávio Migliaccio. Uma série voltada para as crianças, que mostrava dois heróis brasileiros atrapalhados a bordo do seu famosíssimo veículo a "Camicleta".
Dia 17.

"Cheque-mate" - curta-metragem
De Ricardo Bravo (Brasil, 1996).
Uma verdadeira aula sobre a ecologia do dinheiro, demonstrando o ciclo de vida de um cheque que roda por todas as mãos de uma pequena cidade do interior e desaparece.
Dia 17.

"O padre e a moça"
De Joaquim Pedro de Andrade (Brasil, 1965).
Com Paulo José, Helena Ignez, Mário Lago, Fauzi Arap, Rosa Sandrini. A chegada de um jovem padre em uma pequena cidade do interior causa uma grande comoção, especialmente quando ele começa a se sentir atraído por uma jovem bela e corajosa.
Dia 18.

"O homem nu"
De Roberto Santos (Brasil, 1968).
Com Paulo José, Leila Diniz, Esmeralda Barros, Walter Forster, Íris Bruzzi, Oswaldo Loureiro, Irma Álvarez, Joana Fomm e Ana Maria Nabuco. Depois de uma noite de amor, o professor de música Sílvio vai pegar o pão, mas a porta bate e ele fica totalmente nu, primeiro no corredor do prédio e depois pelas ruas do Rio de Janeiro, onde é perseguido por uma multidão. Dia 18.

"Humor Amargo"
De Sérgio Santeiro ( Brasil, 1973).
Com Paulo José e Hugo Carvana. O filme é dividido em cinco pequenos episódios onde dois amigos cariocas trocam impressões sobre o cotidiano. Com humor e um certo clima de pós-ditadura militar, o filme é um imperdível registro da década de 70.
Dia 15.

"Vida Provisória"
De Maurício Gomes Leite ( Brasil, 1968).
Com Paulo José, Dina Sfat, Joana Fomm, Mario Lago, Márcia Rodrigues, Paulo César Pereio, José Wilker, José Lewgoy. O filme conta a história de Estevão, interpretado por Paulo José, jornalista que segue para a capital do país a fim de cobrir o importante pronunciamento de um ministro.
Dias 13 e 16.

Na sala de vídeo:

"Paulo José, um auto-retrato brasileiro" - documentário
De Joel Pizzini (Brasil, 2002).
Com Paulo José. Documentário sobre a vida e obra de Paulo José enriquecido com imagens de arquivos de filmes que fazem parte da filmografia do ator.
Dias 6, 15 e 18.

"Oswaldo Cruz na amazônia" - documentário
De Eduardo Thielen e Stella Oswaldo Cruz Penido (Brasil, 2002).
Com narração de Paulo José. Um resgate histórico que aborda as viagens de Oswaldo Cruz à Amazônia. O vídeo mostra filmes, fotografias, caricaturas, cartas e relatórios de Oswaldo Cruz, relatando as principais questões de saúde por ele observadas.
Dias 7 e 9.

"O velho" - documentário
De Toni Venturi (Brasil, 1997).
Com Luiz Carlos Prestes e narração de Paulo José, reúne 70 anos de imagens da História do Brasil, contando a história de um mito - o Cavaleiro da Esperança - e um dos personagens mais perseguidos do século passado, o polêmico líder do Partido Comunista Brasileiro, Luiz Carlos Prestes.
Dia 10.

"Os marginais"
De Carlos Alberto Prates e Moisés Kendler (Brasil, 1968).
Com Paulo José, Helena Ignez, Grande Otelo, Delorges Caminha, David José e Haroldo Santiago. Malandro chega a uma cidade do interior e tenta entrar na política, casando-se com a filha do prefeito.
Dias 9 e 11.

"O mundo cabe numa cadeira de barbeiro" - documentário
De José Roberto Torero (Brasil, 2002).
Com narração de Paulo José. O fio condutor da história são seis fios de cabelo de seis pessoas diferentes. Por meio dos seus depoimentos, o filme conta um pouco sobre cada país de origem, suas culturas e costumes, os motivos que os levaram a deixar seus países, como foi a infância, a viagem de vinda, a chegada, o primeiro prato, o primeiro trabalho.
Dias 13 e 16.

Centro Cultural Banco do Brasil
Mostra Paulo José 40 anos de cinema
06 a 18 de setembro
Rua 1º de Março 66 Centro
R$ 8,00 - Cinepasse válido para 30 dias da programação de cinema e vídeo
R$ 4,00 - Estudantes e maiores de 65 anos
Informações: 0/xx/21/3808-2020
Debate: 13 de setembro , às 19h Entrada franca com retirada de senha uma hora antes.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ator Paulo José
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página