Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2005 - 18h33

Paul Haggis ganha prêmio no festival de Deauville com "Crash"

Publicidade

da France Presse, em Deauville

O longa "Crash", primeiro filme de Paul Haggis que fala sobre o racismo e a alienação urbana nos Estados Unidos, faturou o Grande prêmio do Festival de Cinema Americano de Deauville. O evento realizado nesta cidade francesa se encerrou neste domingo.

Haggis, também roteirista de "Menina de Ouro", não foi à cerimônia para receber o prêmio, mas declarou, em entrevista gravada, estar "muito orgulhoso em representar todos os artistas que fizeram grandes sacrifícios para realizar este filme".

"Crash" conta com um elenco de astros de Hollywood. Entre eles Matt Dillon, Sandra Bullock, Don Cheadle e Brendan Fraser, que interpretaram personagens cujas vidas se entrelaçam na cidade de Los Angeles.

O segundo prêmio mais importante da mostra, o Prêmio do Júri, foi compartilhado entre "On and Outs" --primeiro filme de Lori Silverbush e Michael Skolnik, sobre o rito de passagem da adolescência para a idade adulta--, e "Keane", de Lodge Kerrigan. Esta produção conta a história de um jovem pai que acaba de perder sua pequena filha.

O melhor roteiro foi para "Transamerica", primeiro filme de Duncan Tucker. A trama fala da viagem de um transexual com o filho que não conhecia.

O júri da 31ª mostra de Deauville foi presidido pelo cineasta Alain Corneau e integrado pelos atores Romane Bohringer, Dominique Blanc, Rachida Brakni e Melvil Poupaud, assim como pela diretora Brigitte Rouan, a desenhista Enki Bilal, o astro da música francesa Christophe e o diretor Dominik Moll.

Ao todo, dez filmes norte-americanos independentes disputaram prêmios durante a mostra que teve dez dias de duração. Grandes produções de Hollywood, como "A Luta pela Esperança", foram exibidos em caráter hors-concours.

Entre os astros e estrelas que foram ao festival promover seus últimos filmes estavam Val Kilmer e Robert Downey Jr., que trabalham na comédia "Kiss Kiss, Bang Bang". Pierce Brosnan, de "The Matador", e Kirsten Dunst, que atua na comédia romântica "Elizabethtown", também estavam no evento.

Leia mais
  • Confira a lista com os principais premiados no Festival de Veneza
  • Filme de Ang Lee leva o Leão de Ouro em Veneza

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre festivais de cinema
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página