Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/09/2005 - 15h12

Começa amanhã Mostra de Cinema da América Latina em Lisboa

Publicidade

da Folha Online

Começa nesta quinta-feira a Mostra de Cinema da América Latina, em Lisboa. De acordo com o organizador do evento, Mario Cuartín Grasa, a mostra é "um retrato do panorama atual da arte cinematográfica latino-americana".

Grasa é também diretor da Casa da América Latina em Lisboa. Ele explicou que os filmes foram selecionados de acordo com vários critérios: sua produção recente, prêmios em diferentes festivais internacionais e ineditismo em Portugal.

O diretor destacou também a juventude dos diretores que terão seus filmes exibidos na mostra. Durante dez dias serão exibidos filmes do Brasil, Colômbia, Uruguai, Chile, Argentina, México, Cuba, Equador, Haiti, Bolívia e Venezuela.

O festival será aberto com a projeção do longa-metragem "Punto y Raya", da produtora venezuelana Elia Schneider, que estará presente no evento.

Dentro das atividades do festival, destaca-se a inauguração, em 22 de setembro, da exposição "Os Esquecidos (A memória do Mundo)", com material relacionado ao famoso filme dirigido no México pelo diretor espanhol Luis Buñuel.

A exposição, que acontece no Museu de Marionetes de Lisboa, permite mergulhar no filme do diretor, rodado em 1950 e cujo conteúdo social produziu forte crítica no México e censura em seu país natal.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre filmes latino-americanos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página