Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2005 - 11h35

"Diário de um Novo Mundo" põe na tela Brasil e Portugal

Publicidade

do Agora

O cinema nacional vive um fenômeno em termos de bilheteria. O drama "2 Filhos de Francisco", que narra a trajetória da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, aparece, pela quarta semana consecutiva, como campeão de bilheteria nacional, tendo alcançado 2,21 milhões de espectadores. O fato parece dar ânimo ao mercado que, até o fim do mês, terá mais estréias de filmes brasileiros.

Amanhã chegam às salas do país o romance histórico "Diário de um Novo Mundo", de Paulo Nascimento, com Edson Celulari e Daniela Escobar, e o drama "Filhas do Vento", ambos premiados no Festival de Cinema de Gramado.

Diário de um Novo Mundo" conta a história do médico Gaspar de Fróes (Celulari, em boa atuação), um brasileiro que estudou em Portugal e ficou viúvo nos Açores. Culpado pela morte de sua mulher, Fróes embarca em uma aventura rumo ao sul do Brasil, região em conflito territorial.

Ao aportar na Vila do Desterro (atual Florianópolis), conhece a perturbadora Dona Maria (Escobar). Os dois vivem um romance quando o marido de Maria, o tenente Covas (Rogério Samora), viaja em missão para a região de Sete Povos das Missões, território disputado com a Espanha. O médico também é convocado para o local do conflito e lá reencontra Covas, que lhe comunica que sua mulher está grávida, mesmo sem nunca tê-la tocado.

O longa, que usa a colonização do sul como pano de fundo, mostra a culpa que acompanha este homem que parece perder todos que ama. A fotografia impressiona, mas o ritmo lento não empolga.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Daniela Escobar
  • Leia o que já foi publicado sobre Edson Celulari
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página