Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2005 - 11h49

"Quatro Amigas e um Jeans Viajante" fala de amizade e descobertas

Publicidade

DANIELA ORTEGA
do Agora

Quatro adolescentes não têm muito em comum a não ser o fato de que nasceram na mesma época --entre fim de agosto e meio de setembro-- e de que suas mães fizeram aula de aeróbica pré-natal juntas. Mesmo assim, são amigas desde o berço. O momento em que ficam mais próximas é durante as férias de verão. Só que, desta vez, cada uma vai para um canto. Essa é a história de "Quatro Amigas e um Jeans Viajante".

O título é infeliz e dá vontade de passar bem longe do cinema, mas a história, sobre amizade e descobertas, é delicada, despretensiosa e sutil. As quatro amigas em questão são a rebelde Tibby (Amber Tamblyn, a Joan de "Joan of Arcadia"), a porto-riquenha Carmem (America Ferrera), a loira estonteante Bridget (Blake Lively) e a bela e tímida Lena (Alexis Bledel, a Rory de "Girlmore Girls").

Aos 16 anos, cada uma tem um plano para o verão. Bridget vai para um acampamento feminino jogar futebol, Lena vai visitar os avós na Grécia, Carmem, cujos pais são separados, visitará o pai em outro Estado, e Tibby fica na cidade, trabalhando em uma loja de departamentos e produzindo um documentário.

Na véspera das viagens, elas encontram uma calça jeans em um brechó que, milagrosamente, fica perfeita no corpo das quatro. Então, fazem uma espécie de irmandade, combinando que cada uma deve ficar com a calça por uma semana, enviando-a por correio para a próxima, com uma carta contando tudo de importante que aconteceu.

O que parece ser uma idéia ridícula até para elas mesmas faz com que se sintam ligadas durante as férias. Enquanto, no acampamento, Bridget se apaixona por um instrutor mais velho, Lena vira Julieta na Grécia. Seu Romeu, chamado Kostas (Michael Rady), faz com que perca o medo de viver. Em casa, Tiby conhece uma garotinha que a ajuda a se tornar mais aberta às pessoas, e Carmem, que idealizou uma temporada de sonho com o pai, tem de lidar com a nova família dele.

O longa-metragem, dirigido por Ken Kwapis, é uma adaptação do livro "A Irmandade das Calças Viajantes", de Ann Brashares, lançado no Brasil pela Rocco.

Especial
  • Veja outras estréias de cinema no Acontece Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página