Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2005 - 18h14

Paris abre exposição com peças africanas e afro-brasileiras

Publicidade

da Folha Online

O Musée Dapper, em Paris, inaugura no próximo dia 21 a exposição "Brasil, A Herança Africana", como parte da programação do Ano do Brasil na França. A mostra reúne 130 peças africanas e afro-brasileiras e é a primeira exposição sobre o tema a ser realizada na França. Com curadoria da jornalista, autora e diretora do Musée Dapper, Christiane Falgayrettes-Leveau, a mostra fica em cartaz até 26 de março de 2006.

Divulgação
Exposição terá mais de 130 objetos
Exposição terá mais de 130 objetos
"Brasil, A Herança Africana" apresenta obras produzidas na África e no Brasil desde século 18 até hoje. São esculturas, objetos profanos e rituais, oratórios, fotografias, pintura, instalações, feitos em vários materiais, provenientes de instituições e de coleções particulares do Brasil e da Europa.

O objetivo da exposição é promover um "diálogo" entre as obras africanas e afro-brasileiras, a partir do conteúdo e da forma, evidenciando assim seu parentesco. Um exemplo dessa dinâmica é a montagem do altar do pai-de-santo baiano Laércio Messias do Sacramento ao lado de um altar africano.

As peças afro-brasileiras que compõem a exposição vieram de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, sendo que suas principais influências vêm das culturas Yorubá (Nigéria, Benin), Fon/Ewe (Benin, Togo) e Bantu (Congo e Angola),

Divulgação
Mostra fica aberta até 26 de março de 2006
Mostra fica aberta até 26 de março de 2006
"Apesar da expressiva influência africana, também é possível distinguir nas obras afro-brasileiras traços das crenças indígenas, do espiritismo e sobretudo do catolicismo", diz a curadora Christiane Falgayrettes-Leveau. "Esta é a razão pela qual obras de arte sacra, figuras de santos, bem como os oratórios têm um lugar de destaque na exposição."

Entre os brasileiros que fazem parte da mostra estão ao artistas plásticos Jorge dos Anjos (MG), Chico Augusto (BA), Marco Túlio Resende (MG), Laércio Messias do Sacramento (BA), Rubem Valentim (BA) e os fotógrafos José Bassit, Adenor Gondim, Antonio José Saggese, Tiago Santana e Bauer Sa.

O Musée Dapper fica na Rue Paul Valéry, 35, Paris. Outras informações podem ser obtidas no site www.dapper.com.fr.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Ano do Brasil na França
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página