Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2005 - 10h13

"Fãs querem ver monstros", diz o mascarado Slipknot

Publicidade

THIAGO NEY
da Folha de S.Paulo

Slipknot é uma banda de rock pesado conhecida (um pouco) pela agressividade de suas músicas e (muito) porque seus nove integrantes não aparecem em público sem suas máscaras de terror.

Jim Cooper/AP
Banda descarta tirar máscaras
Banda descarta tirar máscaras
São criticados por uma suposta "infantilidade" da atitude, mas eles não vão abrir mão do adereço. "As máscaras são o Slipknot. As pessoas vão aos shows querendo nos ver com as máscaras. Por isso, tocar sem máscaras não está nos nossos planos", disse o percussionista Chris Fehn. "Os fãs querem ver esses monstros. Se tirássemos as máscaras, as músicas continuariam sendo boas, continuaríamos tocando com a mesma vontade, mas os shows não teriam a mesma vibração."

Assim como acontece com Avril Lavigne, os fãs do Slipknot são, na maioria, adolescentes. Existe preocupação, ao compor as canções, se a música será muito agressiva ou imprópria? "Não, nunca pensamos nisso. Os adolescentes hoje são muito mais maduros do que as pessoas pensam. Quando eu tinha 13 anos, não queria saber se 'Show No Mercy' [disco do Slayer] era muito pesado. Eu gostava desse tipo de música quando era adolescente, então é legal que os adolescentes gostem da minha música hoje."

A banda faz seu primeiro show no Brasil na sexta, como a principal atração do Chimera Music Festival, que terá também os brasileiros Sepultura, Chipset Zero e Korzus, na sexta-feira, na Arena Skol Anhembi, em São Paulo. Os americanos tocam também no Claro Hall, no Rio, no domingo.

Apesar dos shows, a banda não tem planos de álbum novo. "Vamos lançar um disco ao vivo no começo do ano que vem. E depois, mais para o final de 2006, devemos entrar no estúdio."

Dono de um show agitado e pesado, o Slipknot é um dos grupos associados ao nu-metal --o rock raivoso que empresta elementos do rap. "Quando aparecemos, ninguém sabia como nos rotular, mas como [o produtor] Ross Robinson produziu um de nossos discos, e ele já tinha trabalhado com Korn e Limp Bizkit, então nos colocaram dentro do nu-metal. Mas não acho que tenhamos muito a ver com essas bandas."

O último disco do Slipknot, "Vol. 3: The Subliminal Verses" (2004), foi gravado na casa do produtor Rick Rubin (Beastie Boys, Chili Peppers etc.), a mesma em que vivia o mágico Houdini.

"A casa também ficou famosa por ter recebido festas de Rolling Stones e Hendrix."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Slipknot
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página