Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2005 - 18h28

Bienal do Mercosul, com sede em Porto Alegre, é lançada em SP

Publicidade

da Folha Online

A 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, programada para ocorrer entre os dias 30 de setembro a 4 de dezembro, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), foi lançada na tarde desta quarta-feira em São Paulo. Participaram da cerimônia o presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Elvaristo do Amaral, e o curador-geral, Paulo Sergio Duarte.

Em entrevista coletiva, Amaral e Duarte apresentaram os artistas convidados e o projeto da 5ª edição do evento. O tema deste ano, "Histórias da Arte e do Espaço", será interpretado por 173 artistas do Brasil, Argentina, México, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Os convidados aparecerão divididos em quatro vetores temáticos: Da Escultura à Instalação, Transformações no Espaço Público, Direções no Novo Espaço, e A Persistência da Pintura.

A programação da Bienal contará também com a exposição especial Fronteiras da Linguagem, com participação dos artistas norte-americanos Ilya Kabakov e Stephen Vitiello, da iuguslava Marina Abramovic e do francês Pierre Coulibeuf.

Este ano, o brasileiro Amílcar de Castro será o artista homenageado no evento. De acordo com o curador-geral da mostra de Almícar, Paulo Sergio Duarte, a homenagem da Bienal do Mercosul consiste na maior exposição já organizada do artista mineiro, falecido em 2002. Suas obras estarão presentes em seis exposições, em cinco espaços diferentes.

Os palcos das exposições serão o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), o Santander Cultural, a Usina do Gasômetro, o Cais do Porto, o Largo Glênio Peres, o Paço dos Açorianos e a orla do Guaíba.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bienal do Mercosul
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página